Fechar
GP1

Piauí

Mais de 8 mil participantes recebem Passe Livre para fazer o Enem no Piauí

A ação auxilia estudantes da Capital e do interior a ter acesso gratuito ao sistema de transporte coletivo para se deslocar aos seus locais de prova.

Caneta esferográfica preta, máscara, água, álcool em gel e ansiedade acompanham cerca de 135 mil estudantes piauienses que fazem hoje (17) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e em parceria com os municípios, garantiu o transporte de mais de 8.300 alunos para os locais de aplicação de provas do Exame, por meio do Passe Livre.

A ação auxilia estudantes da Capital e do interior a ter acesso gratuito ao sistema de transporte coletivo para se deslocar aos seus locais de prova. “Criamos o Passe Livre há cinco anos e, nos últimos quatro, essa ação ajudou o Piauí a ser o Estado com maior taxa de presença no Enem. Em 2020 nos esforçamos ainda mais para garantir este benefício e esperamos que o Piauí se mantenha em destaque na taxa de estudantes presentes no dia das provas”, disse Ellen Gera, secretário de Estado da Educação.

No “Dia E” deste ano, por causa da pandemia, os estudantes foram recebidos por equipes das Secretarias de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesapi) em todos os municípios do Estado, que levaram orientações sobre uso correto da máscara e a importância de manter o distanciamento e higienizar com frequência as mãos.

“Apesar da aplicação do Enem ser de inteira responsabilidade do Inep, viemos até aqui ajudar na orientação dos estudantes sobre os protocolos de segurança que devem ser seguidos", explicou Ellen Gera. De acordo com Ana Cláudia, enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde, que faz parte do processo de Busca Ativa, a equipe está colaborando nas medidas de segurança e higiene dos participantes do Enem. “A Gerência de Atenção Básica da Sesapi disponibilizou, não só aqui, mas em outros locais de prova, diversas equipes para tirar dúvidas de participantes que estão sentindo algum sintoma gripal. É um momento muito importante em suas vidas, mas também estamos em meio a uma pandemia, então precisamos tomar todo o cuidado em relação à saúde”.

Preparatório

Em abril de 2020, a Seduc deu início ao Pré-Enem Live (transmissões on-line dos conteúdos preparatórios para o Enem) e seguiu por um ciclo de 10 meses de preparação. Foram realizadas 32 edições do Pré-Enem Live, com a média de acompanhamento de acesso alcançando mais de 60 mil alunos nas transmissões. Mais de 30 professores entre Pré-Enem Seduc e Canal Educação compuseram a equipe que ministrou aulas de todas as disciplinas. A Seduc realizou ainda 17 revisões presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança.

Nas revisões realizadas semanalmente, via Mediação Tecnológica, transmitidas pela TV Antares, Facebook e Youtube do Canal Educação, foram ofertadas quatro disciplinas por programa, com abordagem de conteúdo e resolução de questões. Para acompanhar as aulas, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibilizou todo o conteúdo de forma digitalizada no site da Seduc, hotsite do Pré-Enem e pelo WhatsApp.

“Hoje recebemos nossos estudantes nos locais de aplicação de prova para que ele se sinta confiante, consiga uma boa nota no Enem e garanta sua vaga na universidade. Nós passamos todo o ano de 2020 trabalhando na preparação dos alunos. Foi um período cheio de desafios e, por isso, deixo meus parabéns a todos os nossos professores, gestores escolares, às equipes das Gerências Regionais e da sede da Seduc que prepararam nossos estudantes para o Enem. Para nós, é uma satisfação imensa chegar até aqui e ter realizado tantas estratégias de mobilização, de preparação e apoio aos participantes do Piauí”, afirma o Secretário da Educação, Ellen Gera.

Além do Passe Livre, outra ferramenta que faz parte do Pré-Enem Seduc é o tradicional Corujão da Vitória, que na última quinta-feira (14) aconteceu pela primeira vez de forma on-line, transmitido em todas as plataformas e em TV aberta para que o estudante fizesse uma última revisão de conteúdo. Na próxima quinta (21), a Seduc realizará o segundo dia de Corujão da Vitória, a partir das 20h, fechando o processo de revisão de conteúdos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.