Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Juiz acata pedido do Ministério Público e interdita Museu do Piauí

A decisão foi dada nessa segunda-feira, 1º, pelo juiz de direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, João Gabriel Furtado Baptista.

O juiz de direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, João Gabriel Furtado Baptista, deferiu pedido liminar do Ministério Público do Estado e determinou a interdição do prédio do Museu do Piauí em face de irregularidades quanto à segurança do museu. A decisão foi dada nessa segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021.

O juiz ressaltou que os relatórios de vistoria que constam no inquérito civil público informam sobre a ausência de plano de prevenção de combate ao incêndio e pânico, além da ausência de infraestrutura quanto à acessibilidade das pessoas com deficiência, bem como no relatório de vistoria do Corpo de Bombeiros, em que se constatam oficialmente "profundas irregularidades de segurança", diz trecho da decisão.

Foto: Davi Fernandes/GP1Museu do Piauí, no Centro de Teresina
Museu do Piauí, no Centro de Teresina

Na ação civil pública ajuizada pela promotora Gianny Vieira de Carvalho, o Ministério Público reforçou, portanto, o pedido de interdição do Museu do Piauí, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar não expedir atestado de regularidade; apresentando no prazo de 30 dias, projeto de implantação e adoção de medidas de prevenção e combate a incêndio e pânico, devidamente atualizado, e que se apresente orçamentos e cronograma de implantação e execução, com prazo não superior a 10 meses.

Intimado a se manifestar a respeito do pedido de urgência, o Estado do Piauí manifestou-se pela impossibilidade de concessão, ante a ausência de previsão orçamentária. Na decisão, o juiz citou a parte ré para apresentar contestação no prazo legal.

Outro lado

Procurado pelo GP1 na tarde desta terça-feira (02), o secretário Fábio Novo se pronunciou por meio de nota, onde afirmou que recebe com estranheza a decisão, e garantiu que o Museu do Piauí atende todas as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: GP1Fábio Novo
Fábio Novo

“Quando assumimos a Secult, em 2015, de fato não havia um sistema de combate a incêndio no museu. Realizamos a maior reforma na casa, em 2017, quando o museu ganhou novo sistema de combate a incêndio, com hidrantes, para-raios, e outras estruturas. O espaço também ganhou acessibilidade e uma nova museografia. Inclusive, informamos o Ministério Público sobre todas as providências tomadas, por isso estranhamos a decisão”, declarou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.