Fechar
GP1

Piauí

FIEPI divulga resultado da Sondagem Industrial realizada em fevereiro

Os números de fevereiro de 2021 são bastante semelhantes aos de janeiro.

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) divulgou o resultado da pesquisa Sondagem Industrial feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi aplicada no mês de março com dados referentes ao mês fevereiro de 2021.
Os números de fevereiro de 2021 são bastante semelhantes aos de janeiro, especialmente com relação aos indicadores de volume de produção e nível de utilização da capacidade instalada.

A estabilidade no volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior em fevereiro foi de 41,8% no Piauí, praticamente igual ao mês de janeiro que foi de 41,2%.

Foto: Divulgação/AscomPesquisa da Fiepi
Pesquisa da Fiepi

O nível de utilização da capacidade instalada em relação ao usual (UCI) no mês de fevereiro foi 56,4% igual ao usual e em janeiro de 54,9%. Apesar de ter havido uma redução se comparado com dezembro de 2020, que foi 66% igual ao usual, o Piauí teve ainda percentual superior ao do Nordeste (50% em fevereiro).

Em relação à evolução do número de empregados, o indicador mostra estabilidade de 72,7% em fevereiro, superior a janeiro que foi de 60,8%. O aumento no número de empregados teve uma queda significativa no mês de fevereiro ficando com percentual de apenas 1,8%, o que indicou que as indústrias praticamente não contrataram novos empregados neste período. Este dado para a região Nordeste foi de 7,8%.

Foto: Divulgação/AscomPesquisa do mês de fevereiro
Pesquisa do mês de fevereiro

O estoque de produtos finais em relação ao planejado/desejado foi 43,6% igual ao planejado, percentual muito semelhante ao do mês de janeiro (41,2%) e muito próximo ao do Nordeste, que em fevereiro foi de 43,8% e em janeiro de 45,6%.

Perspectivas para os próximos seis meses

As perspectivas para os próximos 6 meses de aumento da demanda por produtos apresentou percentual de 36,4%, índices inferiores aos meses de janeiro (54,9%) e dezembro de 2020 (49,1%). Os índices da região Nordeste em fevereiro seguiram a mesma tendência, passando de 41,2% em janeiro para 33,2% em fevereiro.

O indicador de expectativa de aumento no número de empregados também decresceu em comparação ao mês anterior. Em janeiro foi de 19,6% e em fevereiro foi de 14,5%. O percentual da região Nordeste foi de 18,4% em janeiro e 13,2% em fevereiro.

A expectativa de aumento nas compras de matéria-prima para os próximos 6 meses passou de 41,2% em janeiro para 23,6% em fevereiro. No Nordeste os percentuais são muito parecidos, passando de 33,1% em janeiro para 25,4% em fevereiro.

Para os próximos 6 meses a intenção de investimentos das indústrias que responderam “sim, provavelmente” mostra receio maior que nos meses anteriores. O percentual das indústrias que tem alguma intenção de investir caiu de 37,2% em janeiro para 29,1% em fevereiro. A região Nordeste mostrou-se mais otimista para essa perspectiva, com índice de 40% no mês de fevereiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.