Fechar
GP1

Piauí

OAB Piauí ingressa com ação civil pública contra o INSS

De acordo com a ação da OAB, o INSS estaria exigindo procuração pública para pessoas analfabetas.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, ajuizou ação civil pública com pedido de liminar em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento foi protocolado na última quarta-feira (12), junto a Justiça Federal.

De acordo com a ação, a OAB Piauí tem recebido inúmeras reclamações por parte da advocacia de que o INSS estaria exigindo procuração pública para pessoas analfabetas. Segundo a entidade, tal exigência viola as prerrogativas profissionais garantidas pela Lei n° 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a OAB.

Na ação, a OAB Piauí ressalta que a exigência dificulta o exercício da advocacia, e contraria a legislação nacional, a jurisprudência dos tribunais e diverge do entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Celso Barros
Celso Barros

O presidente da OAB Piauí, Celso Barros Neto, afirmou que o INSS também está contrariando a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19, uma vez que as procurações devem ser feitas em cartório.

“A exigência feita pelo INSS nega os cuidados e a prevenção devido ao risco de transmissão do novo coronavírus, tendo em vista a situação de perigo representada pelas aglomerações em cartórios. Além disso, afronta às prerrogativas profissionais dos advogados”, frisou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.