Fechar
GP1

Piauí

Sesapi alerta para a importância de discutir a saúde mental

O objetivo da campanha da Sesapi é conscientizar a população sobre formas de prevenção ao suicídio,

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza a programação da Campanha Setembro Amarelo, chamando a atenção para a importância de discutir a saúde mental. A temática de 2021 é a “Prevenção e Posvenção do suicídio: Vidas que ficam, Vidas que importam”. Será realizado atendimento à população de forma online através dos Caps estaduais; webnários e rodas de conversa sobre o problema.

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) aponta que a média brasileira é de 5,6 mortes por suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes. O Piauí apresenta quase o dobro desta taxa, atingindo uma média de 10 mortes, de acordo com o levantamento feito entre os anos de 2010 e 2017.

Segundo a Gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, os cuidados com a saúde mental são negligenciados por algumas pessoas. “A campanha evidencia a importância da identificação dos sinais de alerta que acompanham um caso de adoecimento mental, identificação de possibilidades de cuidado e a importância de se procurar um profissional adequado para fazer um acompanhamento”, alerta.

Foto: Divulgação/AscomVirgínia Pinheiro
Virgínia Pinheiro

Virginia Pinheiro reforça que os cuidados não podem ser feitos somente no mês de Setembro. “Nós temos toda uma rede de assistência psicossocial para a população. Quem precisar de ajuda pode contar com um acompanhamento de qualidade, com profissionais qualificados para atender a população da maneira correta, além de analisar e formar um mapa mental do estado do Piauí para basear nossas ações”, diz a gerente.

O Secretário Florentino Neto destaca que é essencial que todos que identifiquem uma situação de sofrimento psíquico busquem apoio com a rede de atendimento do estado. “Nossa rede de assistência está pronta e capacitada para atender nossa população. Caso você identifique uma situação de adoecimento mental, procure os serviços disponíveis do seu município. O atendimento terá qualidade e a população receberá o apoio necessário”, destaca o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.