Fechar
GP1

Piauí

Mostra Piranhão de cinema promove fusão entre Piauí e Maranhão

Produções independentes audiovisuais terão destaque no evento, que acontece de 11 a 14 de janeiro.

Buscando promover a difusão de produções audiovisuais e cinematográficas independentes nas fronteiras entre Piauí e Maranhão, a 1° Mostra de Cinema Piranhão acontece entre os dias 11 a 14 de janeiro de 2023 no formato híbrido e simultâneo (presencial e virtual) em São Luís (MA) e em Teresina (PI). Em sua primeira edição, a Mostra tem como pontos de partida os eixos de memória, identidade e decolonialidade, ao buscar refletir e questionar os meios físicos e espaços hegemônicos de manutenção da memória, fortalecendo e afirmando perspectivas identitárias em obras e discussões que pautam a oralidade.

O projeto tem como objetivo principal realizar, durante quatro dias, uma mostra de cinema plural, lançando impacto ao cenário local e nacional. A programação é gratuita, e será composta por produções maranhenses e piauienses, bate-papos entre os realizadores e análises dos filmes por críticos do cenário local. O destaque da programação é a convocatória de obras regionais a serem exibidas no evento, entre elas, videoclipes e filmes.

Foto: Divulgação/AscomMostra de Cinema
Mostra de Cinema

O nome do evento também merece destaque: “Piranhão” faz alusão à definição dada às populações que habitam a região mesopotâmica entre os rios Parnaíba e Poti, fronteiras entre Piauí e Maranhão (Pi-ranhão). Na Mostra, essa conexão propõe um fortalecimento da cultura audiovisual e cinematográfica, como também, uma democratização pelo acesso ao cinema.

Renata Fortes, curadora e organizadora do evento destaca a necessidade de consolidação de uma vertente do cinema independente que possa unir sobre o mesmo viés as diferenças culturais entre os dois estados, mesmo pertencentes à mesma região.

“Nossa ideia é consolidar a Mostra enquanto meio contínuo de articulação entre os dois cenários de criação, difusão e formação, e que se faz ainda mais especial, necessária e urgente por ambos se tratarem de estados vizinhos que gestam formas de fazer Cinema através da resistência”, afirma Renata Fortes.

O idealizador cultural e também curador do evento, Weslley Oliveira destaca a necessidade de fomentar a criação e participação do público no audiovisual e que o intercâmbio entre os estados cria novas formas de realização de produção e exibição que engrandece as regiões próximas

“No Piauí uma mostra de cinema como essa se faz importante pela enorme necessidade de janelas de exibição e fomento à cena local. Temos uma realidade de poucas iniciativas para o cinema independente e ampliar esse campo de fomento é cultivar e incentivar as atuais e futuras gerações de realizadores que hoje buscam se ver nas telas e trocar com artistas de contexto semelhante”, ressalta o idealizador.

“Acho que são espaços importantes para propor uma das principais formas de fomento ao cinema brasileiro, que é o intercâmbio entre realizadores e seus modos de produção. Todo espaço de exibição é também espaço de troca entre público e realizador e vice-versa. Na edição deste ano vamos trabalhar o olhar sobre discursos contra hegemônicos que usam como pano de fundo temáticas sobre cultura popular, oralidade, ancestralidade e além de questões do nosso contemporâneo, localizando o Piauí e o Maranhão nesse lugar de criador de novas formas de se fazer audiovisual no eixo norte/nordeste”, acrescentou Weslley Oliveira.

Sobre o objetivo da Mostra de Cinema e suas principais inquietações e discussões propostas, a curadora divide a temática do evento em três eixos a fim de despertar o público para a reflexão. “A nossa primeira edição propõe esse debate como ponto de partida ao ter os eixos ‘memória, identidade e decolonialidade’ guiando a curadoria da Mostra, a fim de questionar os espaços e vias hegemônicos de manutenção da memória e de nutrir as formas de fazer que guardam as nossas veias de percursos da resistência, reivindicando todos os espaços que nossas histórias desejarem”, finaliza Renata Fortes.

A 1ª Mostra Piranhão de Cinema merece destaque por ser a primeira mostra de cinema do Piauí a promover na sua matriz de criação uma ponte direta com outro estado do Nordeste, sendo ainda, a nível de contexto geográfico piauiense, uma das primeiras mostras locais a serem criadas.

A 1° Mostra Piranhão de Cinema é uma realização da produtora LABCINE Filmes, e do Centro Cultural Vale Maranhão, com apoio da ASSAAC (Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí) e do Instituto Ubíqua, Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) e do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.