Fechar
GP1

Piauí

Piauí registrou 533 casos de HIV somente em 2022, diz Sesapi

Segundo os dados, os homens foram os mais atingidos pelo HIV/AIDS, concentrando 74% dos casos.

A Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que em 2022 o Piauí registrou 533 casos de HIV/Aids em adultos. A nota técnica que contém os dados da coordenação apontou ainda, que de 2018 a 2022, a faixa-etária dos piauienses que mais apresentou novos casos da doença foi a de 20 a 34 anos, com 49% dos casos registrados.

Ainda segundo os dados, pessoas do sexo masculino foram os mais atingidos pelo HIV/AIDS, com 74% dos casos registrados de 2018 a 2022. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destacou que os números demonstram uma realidade que precisa ser modificada, e que para isso o Piauí vem fazendo ações e buscando a conscientização da população sobre prevenção e testagem.

“Nós tivemos, neste mês de dezembro, ações realizadas em prol da campanha do Dezembro Vermelho, buscamos incentivar o uso de métodos de prevenção como o preservativo em relações sexuais e também a busca por serviços de saúde para testagem e identificação da infecção por HIV ou outras doenças”, destacou o gestor.

Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, afirmou que após a testagem e a identificação positiva do vírus, é de vital importância que a pessoa busque o serviço de saúde para dar início ao tratamento. “Não somente começar a tratar como também manter é uma das nossas principais chamadas de atenção para a população. Uma vez que seja iniciado o tratamento, se a pessoa mantiver todos os procedimentos e etapas de maneira correta, ela pode atingir um nível de carga viral quase nula, que não irá interferir em seu dia a dia. Por isso, destacamos que é necessário o uso de preservativo durante a relação, além de testagem para identificação de doenças, que a pessoa faça a manutenção do tratamento, para que ele renda frutos e não evolua para um problema de saúde mais avançado”, comentou a coordenadora.

Gestantes

O boletim traz ainda as informações sobre os casos de AIDS em gestantes dentro do Piauí. De acordo com a nota, de 1980 a 2021, o estado registrou 1.076 casos de HIV/AIDS em gestantes, sendo 2021 o ano com menor registro, apenas nove casos foram identificados, já em 2022 não houve registros.

Mortes por HIV

De 1980 a 2020, o estado registrou 2.146 óbitos por HIV, sendo o ano de 2020 com o maior número constatado. Somente em 2020 foram 140 óbitos registrados dentro do Piauí.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.