Fechar
GP1

Piauí

Rafael Fonteles é empossado como governador do Piauí

A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde teve o juramento para os cargos.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 17 Governador Rafael Fonteles ao lado da esposa, de Regina Sousa, Wellington Dias e Dr. Pessoa Governador Rafael Fonteles ao lado da esposa, de Regina Sousa, Wellington Dias e Dr. Pessoa
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 17 Solenidade de posse do governador Rafael Fonteles Solenidade de posse do governador Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 17 Solenidade ocorre na Alepi Solenidade ocorre na Alepi
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 17 Autoridades na solenidade de posse Autoridades na solenidade de posse
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 17 Autoridades presentes na solenidade de posse de Rafael Fonteles e Themístocles Filho Autoridades presentes na solenidade de posse de Rafael Fonteles e Themístocles Filho
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 17 Franzé Silva Franzé Silva
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 17 Discurso de Themístocles Filho Discurso de Themístocles Filho
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 17 Deputado federal Jadyel Alencar Deputado federal Jadyel Alencar
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 17 Deputado Rubens Pereira Deputado Rubens Pereira
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 17 Deputado Francisco Limma Deputado Francisco Limma
Marcelo Cardoso/GP1 11 / 17 Deputados eleitos Deputados eleitos
Marcelo Cardoso/GP1 12 / 17 Rafael Fonteles discursando Rafael Fonteles discursando
Marcelo Cardoso/GP1 13 / 17 Rafael Fonteles na solenidade de posse Rafael Fonteles na solenidade de posse
Marcelo Cardoso/GP1 14 / 17 Rafael Fonteles é empossado governador do Piauí Rafael Fonteles é empossado governador do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 15 / 17 Solenidade de posse de Rafael Fonteles Solenidade de posse de Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 16 / 17 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Marcelo Cardoso/GP1 17 / 17 Rafael Fonteles abraça o seu vice Themístocles Filho Rafael Fonteles abraça o seu vice Themístocles Filho

Rafael Fonteles (PT) e Themístocles Filho (MDB) foram empossados neste domingo (1º) como o governador e vice-governador do Piauí e definitivamente assumem a chefia do executivo estadual. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde ocorreu o juramento para assumirem os cargos.

À imprensa, o petista destacou sua expectativa e pontuou que a Segurança Pública e Educação serão as prioridades de sua gestão, além de um governo mais voltado aos mais vulneráveis socialmente.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Rafael Fonteles
Rafael Fonteles

“O nosso discurso deixa mais claro aí nossos compromissos com o povo, hoje estou com muita gratidão, muito obrigado. Muito planejamento, principalmente desses cem dias para apresentar resultados ainda no primeiro ano de governo e cuidar dos mais vulneráveis. A segurança pública e educação em tempo integral serão prioridades”, disse Rafael.

Posse de Lula em Brasília

Ainda conforme o governador do Piauí, após a cerimônia de posse, irá seguir para Brasília para acompanhar pessoalmente a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai ser presidente do Brasil pela terceira vez. Além de Rafael, o ex-governador Wellington Dias também vai prestigiar a posse.

“A expectativa é muito boa, estou muito feliz, a gente tá tendo aqui que fazer a cerimônia muito cedo, porque vamos à Brasília, prestigiar o Lula, essa posse histórica, mas aqui eu estou só emoção e gratidão a Deus e ao povo”, pontuou Rafael.

Eleição

Rafael Fonteles, foi eleito governador do Piauí com 57,17% dos votos contra 41,62% do candidato da oposição, Sílvio Mendes (União Brasil).

Rafael Fonteles liderou a votação durante toda a apuração. O petista recebeu 1.115.139 milhão de votos e Sílvio foi o escolhido por 811.806 eleitores.

Trajetória de Rafael Fonteles

Rafael Fonteles, tem 37 anos e é formado em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e obteve o título de mestre em Economia Matemática no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em ambas as qualificações, Rafael se formou antes do tempo previsto, por bom desempenho em notas.

Atualmente, Rafael é casado com Isabel e tem três filhos: Teresa, Thomaz e Elisa. Aos 14 anos já dava aulas de graça para os amigos. Aos 17, foi contratado como professor pelo Instituto Dom Barreto. Conquistou medalhas para o Brasil e o Piauí em olimpíadas internacionais de Química, Física e Matemática e aos 18, abriu seu próprio cursinho pré-vestibular.

Aos 29 anos, Rafael foi convidado para ser secretário de Fazenda, em 2015, pelo então governador Wellington Dias (PT). Em 2019, foi eleito pelos demais secretários de Fazenda dos outros estados como presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Em 2021, foi reeleito para o mandato.

Em 2021, quando ainda era secretário de Fazenda, assumiu o Pacto pela Retomada Organizada – PRO Piauí, que foi um programa de investimentos do Governo do Estado. Após isso, em março de 2022, se licenciou dos cargos que ocupava para ser oficializado candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores.

A trajetória política de Fonteles iniciou já dentro de casa, pois é filho do ex-deputado Nazareno Fonteles (PT) e filiou-se ao PT aos 16 anos e assim, começou a acompanhar os passos do seu pai.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.