Fechar
GP1

Piauí

Altas temperaturas de outubro afetarão agricultura no Piauí, diz Inmet

Órgão alertou que o Matopiba, que engloba o Piauí, será prejudicado em relação a sua safra.

O Piauí pode enfrentar um atraso na semeadura dos cultivos devido à falta de chuva, segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para outubro de 2023. O estado também deve registrar temperaturas médias acima da média, em algumas áreas. O cenário pode afetar o final da safra de grãos 2022/23 e o início da safra 2023/24.

O prognóstico indica que em áreas do Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os níveis de água no solo vão continuar baixos, prejudicando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, como soja, milho e algodão. A região é responsável por cerca de 10% da produção nacional de grãos.

Em contrapartida, em áreas do Sealba (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e parte da Bahia), a redução do armazenamento de água no solo pode favorecer as operações de colheita dos cultivos de terceira safra, como feijão, milho e sorgo. Porém, pode haver restrição hídrica aos cultivos que se encontram em fases fenológicas mais sensíveis, como floração e frutificação.

Em grande parte do Brasil Central, a irregularidade da chuva na faixa que se estende desde o Mato Grosso até o Espírito Santo também pode afetar a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No entanto, a finalização da safra de grãos 2022/23 pode ser favorecida pelos níveis de água no solo ainda baixos. Em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, a umidade no solo será suficiente para atender as fases iniciais da safra 2023/24.

Na região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar os cultivos de inverno em enchimento de grãos e maturação, além das fases iniciais dos cultivos de primeira safra. Porém, em algumas áreas afetadas pelo excesso de chuva pode haver excedente hídrico, impactando a colheita dos cultivos de inverno, além de favorecer a incidência de doenças fúngicas e impedir o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra. As temperaturas na região podem ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média, chegando a valores inferiores a 20°C ou até 16°C em áreas de maior altitude.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.