Fechar
GP1

Piauí

Casos de diarreia aumentam no Piauí e Sesapi faz alerta

Em caso de desidratação é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente.

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) no último domingo (22) revelam que o número de casos de diarreia no estado aumentou em comparação ao ano passado. O levantamento foi feito pela Coordenação de Epidemiologia da pasta.

Segundo a Sesapi, até outubro deste ano foram contabilizados no Piauí 91.185 casos de diarreia, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2022, que teve registro de 83.054.

A maioria das notificações são de Teresina, que apresentou 36.655 casos, 34% a mais do que no ano passado, quando foram contabilizados 27.368.

A diarreia atinge principalmente crianças de 1 a 4 anos de idade. Até outubro deste ano foram registrados 6.460 casos nessa faixa etária somente na capital. A doença pode ser causada por microrganismos infecciosos – bactérias, vírus e outros parasitas, como os protozoários – que causam a gastroenterite, inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino.

Complicações

Entre as complicações da doença, estão a desidratação, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura, bem como retardo do desenvolvimento intelectual e até mesmo a morte.

Em caso de desidratação é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente, para atendimento médico.

Cuidados

É importante seguir algumas orientações para evitar quadros de diarreia, tais como: beber somente água tratada, filtrada ou fervida; ingerir bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes; manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente; manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão; lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro; proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos; e lavar cuidadosamente as verduras e frutas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.