Fechar
GP1

Piauí

Lei que reconhece fibromialgia como deficiência é aprovada na Alepi

Projeto de Lei 162/23 é de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT).

Deputados da Assembleia Legislativa do Piauí aprovaram nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei 162/23, de autoria do presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos das pessoas com deficiência. A proposta, agora, segue para sanção governamental.

O projeto foi protocolado devido a fibromialgia ser uma doença crônica multifatorial associada ao funcionamento do sistema nervoso central, que provoca dores intensas em todo o corpo, causando enormes transtornos aos seus portadores.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1ALEPI
ALEPI

A doença é caracterizada por dor crônica que migra por vários pontos do corpo, manifestando-se especialmente nos tendões e nas articulações. Apesar de não provocar inflamações e deformidades físicas, a dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante.

Além disso, a patologia está relacionada ao funcionamento do sistema nervoso central e ao mecanismo de supressão da dor. Em 90% dos casos, afeta mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.