Fechar
GP1

Piauí

Mudança no ICMS pode deixar remédio mais caro no Piauí em março

Em abril está previsto reajuste do preço de 10 mil medicamentos, que são regulamentados uma vez por ano.

O Piauí é um dos Estados que estão previstos para vigorar o aumento das alíquotas de medicamentos entre o mês de março e abril do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Em São Paulo, por exemplo, o imposto já está previsto para ser cobrado em fevereiro.

O aumento varia de 18% a 21% no Piauí. De maneira geral, os 12 Estados devem aumentar as alíquotas de medicamentos de 19% a 22%. Além do Piauí e São Paulo, também estão na lista do aumento o Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Além do impacto do ICMS, em abril está previsto o reajuste do preço de 10 mil medicamentos, que são regulamentados uma vez por ano. Quem define os valores é o Comitê Técnico-Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação do mercado de medicamentos e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exerce o papel de secretária-executiva.

Segundo o especialista em Direito Tributário Carlos Yury de Morais, a medida deve ser revista, visto que o medicamento deve impactar diretamente no consumidor final. “Este ano vamos ter dois aumentos significativos, porque além dessa questão do ICMS e do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final, também temos o aumento anual por parte da indústria farmacêutica, que será a partir de 1º de abril. O consumidor sentirá no bolso esses impactos”, destaca o especialista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.