Fechar
GP1

Piauí

Aneel autoriza funcionamento de mais oito usinas eólicas no Piauí

As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em 19 de junho de 2023.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o funcionamento de mais oito usinas eólicas em Dom Inocêncio, município que abriga o maior parque de energia eólica em operação da América Latina. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia 19 de junho de 2023. As usinas são de propriedade da empresa Oitis Energia Renovável e cada uma delas possui capacidade de geração de 5.500 KW.

No dia 15 de junho, a Aneel também havia autorizado o funcionamento de uma usina de energia eólica em Dom Inocêncio, pertencente à empresa Enel Green Power Ventos de São Roque, com capacidade de geração de 5.700 KW. No mês de maio, a Aneel já havia liberado a construção de 12 novas usinas.

O estado do Piauí foi o que apresentou o maior crescimento na geração de energia eólica no Brasil em 2022, com um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Essa taxa de crescimento foi o dobro da média nacional, que registrou um aumento de 12,6% na geração de energia eólica.

Além disso, o Piauí se destacou como o segundo estado com o maior crescimento na geração de energias renováveis no país. Entre 2021 e 2022, o estado teve um aumento de 25,7%, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que registrou um crescimento de 26,9% na geração de energias limpas.

Esses avanços reforçam a posição do Piauí como um importante polo de geração de energia eólica no país, impulsionando a economia local e contribuindo para a sustentabilidade energética. A autorização de novas usinas em Dom Inocêncio representa mais um passo nesse caminho, fortalecendo a infraestrutura energética da região e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.