Fechar
GP1

Piauí

Governo do Piauí vai realizar mais de 125 mil exames de mamografia

Cada veículo tem capacidade diária de realizar 80 mamografias, totalizando 480 exames diários.

Caminhões equipados para realizar exames de mamografia estão rodando os municípios do Piauí. A iniciativa do serviço é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara).

São seis veículos que irão circular por todos os 224 municípios realizando exames de mamografia em mulheres piauienses na faixa etária de 40 a 69 anos. A previsão é de que o serviço realize mais de 125 mil exames.

Foto: Divulgação/ AscomGoverno do Piauí vai realizar mais de 125 mil exames de mamografia
Governo do Piauí vai realizar mais de 125 mil exames de mamografia

O serviço é proveniente de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. Os municípios de Sebastião Barros, Francisco Macedo, Oeiras, Milton Brandão, Demerval Lobão e Francisco Santos já foram contemplados.

Os caminhões buscam cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços. Os seis caminhões permitem o atendimento simultâneo de diferentes regiões de saúde do Piauí, garantindo uma maior velocidade no atendimento à população.

“Todo o atendimento é organizado através da regulação estadual, onde o município tem a função de buscar as mulheres que serão beneficiadas pela ação e agendar o atendimento junto ao sistema da regulação. Dessa forma todas as pacientes reguladas pelo município terão acesso ao serviço durante a estadia do caminhão de mamografia naquela cidade”, explicou o diretor da Ducara, Rodrigo Martins.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destaca que todos os municípios passaram por treinamento para operar o sistema de regulação e dar mais celeridade ao processo de agendamento.

“A Ducara já definiu todo o cronograma de funcionamento dos caminhões e o período que eles estarão em cada um dos municípios. Pedimos o apoio da população para buscarem o serviço através de suas secretarias municipais, uma vez que é um exame muito importante para o diagnóstico precoce de um problema de saúde mais grave”, disse o gestor.

Assim que os exames tiverem sido realizados e os resultados disponíveis, os mesmos serão encaminhados as secretárias municipais, para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso às mamografias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.