Fechar
GP1

Piauí

Sesapi lança Plano de Expansão de Vigilância em Saúde

Entre as ações previstas no plano, estão a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais.

O governador Rafael Fonteles lança, nesta segunda-feira (26), o Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o fortalecimento da atenção primária. O objetivo é apoiar os municípios piauienses no desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde. A solenidade vai acontecer no Palácio de Karnak, às 11h30.

Entre as ações previstas no plano, estão a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais de saúde e a descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen), para as cidades sedes de macrorregião como Parnaíba, Picos, Floriano e também para a cidade de Bom Jesus, devido à distância e o vazio assistencial.

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo do Piauí vai regionalizar e aumentar a demanda de serviços do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos). Todas as sedes de macrorregiões serão beneficiadas, além da reestruturação do SVO de Teresina.

“É um serviço fundamental para que as famílias tenham acolhimento adequado em um momento difícil, que é a avaliação das causas do óbito”, afirma o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

O Governo do Estado vai ainda expandir e regionalizar os serviços de reabilitação. Serão instalados Centros Especializados em Reabilitação tipo 4, os CERs, em todas as macrorregiões, beneficiando as cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.

Cidades polos do estado como Pio IX, Bom Jesus, São Raimundo, entre outras, ganharão CERs tipo 2. Os CERs são pontos de referência para a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência e têm a finalidade de realizar diagnósticos e tratamentos.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) tipo 3 também vão chegar às sedes das macrorregiões como Parnaíba, Picos, Floriano, além de Teresina e Bom Jesus.

Na atenção psicossocial, complementando as ações dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são de gestão municipal, o plano prevê a instalação de centros especializados de acolhimento a pacientes com depressão grave e também de prevenção ao suicídio. Serão beneficiados os municípios que compõem as sedes das macrorregiões. “Teremos a construção ainda de 7 residências terapêuticas, que são estruturas que buscam a desospitalização de pacientes psiquiátricos para melhor integração com a sociedade. Essas pessoas receberão tratamento mais moderno”, explica Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi.

Em Teresina, onde funciona atualmente a Maternidade Dona Evangelina Rosa, será criado um Centro de Atendimento Especializado à Pessoa Idosa, com toda equipe multiprofissional. No mesmo complexo será instalado ainda o Centro de Atenção Integral à Pessoa com autismo.

Saúde do trabalhador

O plano que será lançado na segunda (26), também tem como objetivo a regionalização e a expansão da atenção à saúde do trabalhador, por meio dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que também serão instalados em todos os territórios de saúde, com ampliação e reforma das atuais estruturas físicas, além da aquisição de equipamentos.

“Esse plano complementa as ações que foram lançadas no plano de média e alta complexidade, que trata os casos mais complexos e com atendimento especializado, além da parte hospitalar”, afirma o secretário.

O Plano de Expansão é uma ponte entre a atenção primária e a média e alta complexidade.

“Estamos visando a regionalização da assistência à saúde e a integração da atenção primária, que é praticada e gerida pelos municípios, com os outros níveis de atenção à saúde, como o secundário e terciário, que já foram lançados no plano de alta e média complexidade no valor de R$ 602 milhões em 3 anos de investimento. Agora vamos dar o suporte complementar nas outras áreas”, finaliza o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.