Fechar
GP1

Piauí

Juiz João Henrique censura reportagem do GP1 sobre advogado preso por furto de energia

A decisão do magistrado é incompatível com as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição.

O GP1 está sob censura. Decisão do juiz João Henrique Sousa Gomes, do Juizado Especial Cível e Criminal Sul – Anexo II – Bela Vista, determinou a remoção imediata de matéria jornalística informativa, sob pena de multa diária. A reportagem em questão, feita com base em inquérito policial, informa acerca da prisão do advogado Dário dos Santos Bispo, sob acusação de furto de energia elétrica. A liminar determinando a remoção do conteúdo atinge outros três portais de notícias, o Piauí Hoje, 180graus e Diário do Piauí, além do site de busca “Google”.

A decisão proferida é equivocada e trata-se, de forma clara e objetiva, de imposição de censura que restringe o livre exercício da atividade jornalística, ferindo o que preceitua a Constituição Federal.

Foto: ReproduçãoJuiz João Henrique Sousa Gomes
Juiz João Henrique Sousa Gomes

Para o magistrado, existe um inquérito policial em andamento, sendo necessário “ter especial cautela ao definir os limites da publicidade, da liberdade de expressão e do acesso à informação, tendo em vista não haver juízo probatório definitivo por sua própria natureza jurídica (peça de informação). Este procedimento, formaliza as investigações iniciais, que buscam coletar os primeiros dados e elementos do delito, sendo manifesta seu caráter inquisitório”.

Ao contrário do que diz a decisão, a matéria não extrapola o dever de informar e nem coloca o advogado em situação vexatória, tendo em vista não fazer juízo de valor, respeitando a presunção de inocência e sua dignidade, deixando claro, tão somente, a sua qualidade de suspeito ou investigado, sem nenhuma opinião capaz de causar ofensa. A matéria relata fatos verídicos, de interesse da sociedade, já que o conteúdo se ateve, estritamente, aos limites do direito à informação.

A censura promovida pelo magistrado é incompatível com as liberdades fundamentais garantidas pela Constituição.

O link apontado na decisão foi desativado e o GP1 vai recorrer da decisão, no intuito de bem informar os seus leitores.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.