Fechar
GP1

Piauí

Idosa de 78 anos morre por dengue no Piauí; 4º caso em 2023

A Sesapi enviou equipes à cidade de Baixa Grande do Ribeiro, onde ocorreram as outras três mortes.

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou a 4ª morte por dengue no Piauí em 2023. Após 3 mortes por conta da doença na cidade de Baixa Grande do Ribeiro (um bebê de seis meses, um adolescente de 15 anos e um homem de 36 anos de idade), a morte de uma idosa de 78 anos foi confirmada nesta quarta-feira (26), no município de Sebastião Leal.

Vale lembrar que, ao todo, foram registrados 32 casos da doença na cidade de Baixa Grande do Ribeiro e 14 dos pacientes apresentaram sintomas graves.

Foto: Reprodução/PixabayMosquito da dengue
Cidade de Baixa Grande do Ribeiro registrou 32 casos de dengue em 2023

A assessoria de comunicação da Sesapi confirmou ao GP1 que enviou equipes até o local para orientar o município como proceder nessa situação. “A Sesapi está na região com profissionais de diversas áreas técnicas. Os trabalhos são coordenados pelo diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), Fabrício Amaral. Durante as visitas in loco, a Sesapi realizou a coleta de materiais que serão usados pelo Lacen-PI para que seja feita uma investigação sobre o perfil do vírus que está circulando naquela região”, diz trecho de nota da assessoria.

A assessoria da secretaria confirmou ainda que as orientações dizem respeito a conduta clínica e hospitalar que o município deve adotar. “Os profissionais da Sesapi estão orientando também sobre a conduta clínica e hospitalar, a disponibilização de suprimentos para coleta de material, oferta de exames específicos para confirmar ou descartar casos suspeitos, bem como a definição do protocolo de atendimento ao paciente que apresenta sintomas de dengue” ressalta outro trecho da nota.

Alguns cuidados para evitar o mosquito da dengue

Vasos de planta

- Sempre lembrar de colocar areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Recomenda-se, também, lavá-los uma vez por semana com sabão e escova.

Descarte correto de objetos que acumulam água

- Descarte corretamente latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro objeto que possa servir como criadouro do mosquito.

Limpeza de calhas e caixas-d'água

- Também é importante manter as calhas desobstruídas e livres de galhos e folhas e sempre deixar a caixa-d'água tampada.

Armazenagem de garrafas

- As garrafas devem ser armazenadas com tampa ou viradas com a boca para baixo, para evitar o acúmulo de água.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.