Fechar
GP1

Piauí

Caminhões de mamografia já percorreram 79 cidades no Piauí

Os exames podem ser realizados por mulheres na faixa etária de 40 anos a 69 anos.

Os Caminhões da Mamografia, do Governo do Piauí, já percorreram 79 municípios e realizaram 27.985 exames. O serviço é executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara).

Os exames podem ser realizados por mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos e a regulação é feita pelo município.

Atualmente, os seis veículos que realizam os exames estão atendendo mulheres dos municípios de Amarante, Sussuapara, Morro Cabeça do Tempo, Curral Novo, Luzilândia e Altos. Cada veículo tem a capacidade de realizar 80 exames diários, totalizando ao menos 480 mulheres atendidas por dia.

Foto: Divulgação/AscomCaminhões de Mamografia já percorreram 79 cidades
Caminhões de Mamografia já percorreram 79 cidades

“O serviço está sendo realizado e por isso pedimos para que as mulheres fiquem atentas e busquem a assistência primária de seus municípios para serem encaminhadas ao serviço de veículos adaptados. Essa contrapartida da população de buscar o serviço é essencial para que o serviço atinja os seus objetivos de facilitar a realização desses exames e ajudar a prevenir problemas de saúde nas mulheres”, destaca o diretor da Ducara, Rodrigo Martins.

Para ter acesso ao serviço, as mulheres que se enquadram no grupo beneficiado devem procurar a atenção primária do seu município e pedir o seu encaminhamento para realizar o exame em um dos veículos adaptados quando o mesmo estiver no seu município.

“Disponibilizar esse serviço é uma das estratégias adotadas para facilitar o acesso da população a esse tipo de exame, ajudando no trabalho de cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi e permitindo a população a trabalhar com a prevenção de doenças que podem ser identificadas pela mamografia”, explica o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade, Dirceu Campelo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.