Fechar
GP1

Piauí

Sesapi já atendeu 519 mulheres vítimas de violência sexual em 2023

O Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) funciona 24 horas em oito cidades.

No Agosto Lilás, mês de conscientização e de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a importância da assistência prestada nas oito unidades do Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) em funcionamento no estado, que, apenas nesse primeiro semestre de 2023, já registrou 519 atendimentos.

Além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o SAMVIS também funciona nos hospitais do estado de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente.

O serviço funciona 24 horas para o atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual em qualquer idade.

“Fazemos profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção de emergência para a prevenção da gravidez resultante do estupro. Também é feito o serviço de corpo de delito e coleta de material, com vistas à punição do agressor”, explica Alzenir Moura Fé, coordenadora de atenção à saúde da mulher da Sesapi.

Além desse atendimento realizado em até 72 horas após a ocorrência, o SAMVIS também possui outros serviços às vítimas de violência sexual. “Oferecemos atendimento biopsicossocial com o objetivo de reduzir sequelas da violência que muitas vezes são irreversíveis”, ressalta Moura Fé.

Durante todo o ano de 2022, as unidades do SAMVIS no estado realizaram 849 atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual, número que já chega a 519 somente nos seis primeiros meses de 2023. “Seguindo essa tendência, vamos chegar ao final do ano com um aumento significativo do número de casos”, alerta a coordenadora.

O SAMVIS foi criado em 2004 e conta com um Termo de Cooperação Técnica entre a Sesapi, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Durante esse período, foram realizados 10.552 atendimentos a vítimas de violência sexual em todo o estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.