Fechar
GP1

Piauí

Gestantes devem redobrar cuidados contra a dengue, alerta Sesapi

Quatro dos 883 casos de dengue já confirmados em 2024 no Piauí são de pacientes grávidas.

Diante do aumento dos casos de dengue no estado, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) faz um alerta para os riscos da transmissão da doença em gestantes e reforça a necessidade dos cuidados com a prevenção serem redobrados durante todo esse período.

O médico obstetra Arimateia Santos, presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, explica que, durante a gestação, os sintomas da dengue podem ser potencializados e provocar uma série de complicações para mães e bebês.

“É importante que as gestantes se protejam, porque a literatura nos mostra que a paciente gestante que é contaminada, desenvolve dengue e evolui para a forma grave, e tem uma chance de mortalidade de três a quatro vezes maior quando comparado com a mulher não grávida”, destaca o especialista.

O odor e o aumento do gás carbônico exalado pela pele das gestantes, aliados ao aumento da temperatura corporal, são fatores importantes para a atração do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue. Por conta disso, a recomendação é o uso de repelentes.

“A recomendação é que as gestantes usem roupas, que cubram braços e pernas. Nas áreas mais expostas, devem passar o repelente. Nesse caso, o indicado é o repelente a base da substância Icaridina, facilmente encontrado em farmácias”, informou o médico obstetra.

Conforme dados epidemiológicos, 4 dos 883 casos de dengue já confirmados em 2024 no Piauí são de pacientes grávidas. “As gestantes são o grupo de risco que nos preocupa muito. Já tivemos casos graves de dengue esse ano, inclusive com internação em UTI materna”, conclui Arimateia Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.