Fechar
GP1

Piauí

Samuel Ribeiro entra na disputa pelo Crea-PI com foco em inovação e transparência

O engenheiro civil Samuel iniciou atuação no Sistema Confea/Crea por meio do programa CreaJr.

O engenheiro civil Samuel Ribeiro lançou candidatura à presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI). Natural de São Raimundo Nonato, ele afirma que pretende defender propostas voltadas à modernização administrativa, ampliação da fiscalização e maior aproximação entre o Conselho e os profissionais registrados.

Samuel iniciou atuação no Sistema Confea/Crea por meio do programa CreaJr. Também participou da Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (Fenec) e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Piauí (Abenc-PI). No Crea-PI, trabalhou inicialmente no setor de ART e posteriormente atuou como assessor da presidência.

Foto: Divulgação/AscomEngenheiro civil Samuel Ribeiro
Engenheiro civil Samuel Ribeiro

O candidato também teve passagem pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), em Brasília, onde exerceu a função de assessor da presidência. Segundo Samuel, a experiência no órgão federal contribuiu para a elaboração de propostas voltadas à gestão do Conselho no Piauí.

Entre as propostas apresentadas pela candidatura está a realização de um Seminário Regional de Fiscalização, com encontros presenciais e híbridos em diferentes regiões do estado para discutir demandas relacionadas à fiscalização profissional. Outra proposta prevê a criação de um sistema de cashback vinculado ao pagamento da anuidade, com oferta de descontos e benefícios aos profissionais cadastrados.

Samuel também defende medidas voltadas à acessibilidade nos serviços e plataformas do Crea-PI, além da ampliação de ações destinadas às mulheres na engenharia. Entre as propostas apresentadas está a defesa, junto ao Confea, de desconto na anuidade para engenheiras mães no período do parto ou adoção.

O lançamento da candidatura está marcado para o próximo sábado (25), às 16h, no Sesc Cajuína, em Teresina. A chapa conta ainda com representantes de diferentes regiões do estado.

Para o Confea, o grupo apoia Vinícius Marchese. Já para a Mútua-PI, foram apresentados os nomes de Fabiano Almeida para diretor-geral, Francisca Sobreira, conhecida como “Tikinha”, para diretora administrativa, e Chaguinha para diretor financeiro. Também integram a composição os engenheiros eletricistas Rhúlio Victor e Ramon Marques, candidatos a conselheiro federal.

As eleições do Sistema Confea/Crea estão previstas para ocorrer de forma online no dia 3 de julho de 2026. Poderão participar profissionais registrados e em situação regular junto ao sistema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.