A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14), em todo o país, a Operação Proteção Integral II, que tem como objetivo combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No Piauí, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo três em Parnaíba pela Polícia Federal e outros três executados pela Polícia Civil nas cidades de Teresina e Altos.

A operação ocorre de forma integrada entre forças federais e estaduais. A ação visa identificar e responsabilizar pessoas que produzem, armazenam, compartilham ou comercializam material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

Foto: Divulgação/PF-PI
Cumprimento de mandado da PF na Operação Proteção Integral II
Cumprimento de mandado da PF na Operação Proteção Integral II

As diligências fazem parte de um esforço conjunto para combater esse tipo de crime, reforçando a atuação coordenada entre diferentes esferas da segurança pública. Além dos mandados cumpridos, o trabalho visa prevenir novas ocorrências por meio do monitoramento de suspeitos e da coleta de provas digitais.

Em todo o Brasil, a operação está cumprindo simultaneamente 130 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, com foco na prisão de abusadores sexuais. Até o momento, foram realizadas 35 prisões em flagrante durante o cumprimento dos mandados. Participam da operação 467 policiais federais e 156 policiais civis, mobilizados nas 27 unidades da federação.

A Operação Proteção Integral II é uma continuidade das ações da Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março deste ano. De janeiro a abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça acusados de crimes sexuais.