Fechar
GP1

Pedro II - Piauí

OAB pede afastamento de policial acusado de ameaçar advogado em Pedro II

O pedido foi feito ao delegado geral Luccy Keiko até que as investigações sobre o caso sejam concluídas.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) apresentou denúncia administrativa e criminal com pedido de afastamento contra o policial civil acusado de ameaçar o advogado Hartônio Bandeira com uma arma de fogo dentro da Delegacia de Pedro II, na última quarta-feira (24). O pedido foi feito ao delegado geral Luccy Keiko até que as investigações sobre o caso sejam concluídas.

De acordo com a OAB, o advogado teve violados o direito fundamental de assistência judiciária por advogado legalmente habilitado e as prerrogativas profissionais da Advocacia. “Por conta deste fato, solicitamos providências junto ao Delegado Geral, Luccy Keiko, para o afastamento imediato do policial que feriu as prerrogativas da Advocacia na cidade de Pedro II, até que sejam concluídas as investigações e apurações do ocorrido”, frisou o presidente Celso Barros Neto.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Celso Barros
Celso Barros

Para o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira, a OAB Piauí está dando uma resposta para a advocacia do estado. “Toda e qualquer autoridade, seja ela judiciária ou policial, que desrespeitar as prerrogativas da Advocacia, nós estaremos aqui, firmes e fortes, mostrando o peso que a instituição OAB tem. Não permitiremos que condutas desta natureza voltem a acontecer e, por isso, já estamos tomando as providências pertinentes”, garantiu.

Entenda o caso

O advogado Hartônio Bandeira, da cidade de Campo Maior, publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira (24), uma denúncia contra um policial civil que teria sacado uma arma de fogo em ameaça durante uma discussão em Pedro II.

Na publicação, o advogado informou que no dia 18 de janeiro deste ano teria ido a delegacia de Polícia Civil de Pedro II para dialogar com o delegado da cidade, porém não havia sido atendido por ele. Com isso, o advogado retornou ao município nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, a fim de realizar a conversa, pois segundo ele, o advogado teria a necessidade de receber uma documentação.

Foto: Reprodução/YoutubeOAB pede afastamento de policial acusado de ameaçar advogado em Pedro II
OAB pede afastamento de policial acusado de ameaçar advogado em Pedro II

“Passado 30 min, adentro na dependência da DP e o mesmo agente sai transtornado, informando que não atenderia, eu usei a palavra mágica: Tenho prerrogativas para adentrar. Ele saca a arma, diz que sou folgado e que vai atirar. O delegado o contém”, contou o advogado.

O que diz o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí

Em nota, o Sinpolpi lamentou a ocorrência do fato e afirmou que não defende a conduta do policial civil, "pois o profissionalismo deve vir acima de tudo, porém, o que fica de reflexão e alerta é que esse caso isolado pode vir a se repetir por conta da total falta de estrutura para o trabalho do policial civil".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.