Fechar
GP1

Polícia

Polinter restituiu 1.605 mil veículos aos proprietários no Piauí em 2022

Os dados foram extraídos do relatório de produção realizado pelo delegado Marcelo Dias.

A Delegacia de Polícia Interestadual (POLINTER) divulgou nesta sexta-feira (30) o balanço das ações de repressão contra roubo de veículos em todo do Piauí. Os dados foram extraídos do relatório de produção realizado pelo coordenador da especializada, delegado Marcelo Dias, que permanecerá à frente da POLINTER em 2023.

De acordo com o delegado, ao todo, foram restituídos aos proprietários 1.605 (um mil, seiscentos e cinco) veículos no ano de 2022. Os números correspondem, na maioria, a motocicletas: 1.313 restituídas pela POLINTER, destas 621 por meio de mutirões e, ainda, 292 automóveis.

“São duas situações diferentes. Primeiro, aqueles veículos recuperados pelas forças de Segurança Pública em geral, como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, e há também no nosso pátio vários veículos, onde nós realizamos um mutirão para tentar diminuir o número de veículos. Assim, a gente conseguiu, somente nos mutirões, restituir 621 motocicletas, sem contar com aquelas que são restituídas, diariamente. Então, no total, nós restituímos 1.313 motos, devolvendo aos seus proprietários. Esse trabalho se deve a união das polícias em geral, que fazem grandes apreensões, recuperações de veículos que são encaminhados para a POLINTER e nós fazemos todo o trabalho administrativo para fazer a devolução ao proprietário”, explicou.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Delegado Marcelo Dias
Delegado Marcelo Dias

Prisões preventivas

O resultado das investigações realizados ao longo do ano resultaram 219 prisões, das quais 164 em função de mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Poder Judiciário, e outras 55 se deram em flagrante delito por meio de diligências das equipes de investigadores.

Foto: Divulgação/PC-PIRelatório de produção da POLINTER em 2022
Relatório de produção da POLINTER em 2022

O delegado Marcelo Dias destacou entre as ações policiais as operações, que resultaram na desarticulação de organizações criminosas especializadas em furto qualificado de peças automotivas. Tais ações permitiram o fechamento da Adolfo Autopeças e nas prisões dos investigados.

“Em 2022, nós batemos o recorde no cumprimento de mandados de prisão preventiva, desbaratando várias quadrilhas de roubo a carros e motos em várias regiões da cidade e nós vamos intensificar a mesma quantidade de prisões preventivas, especialmente, no combate a sucatas. Tivemos êxito em conseguir desbaratar o maior receptador de veículos em Teresina, fazendo também várias apreensões em sucatas”, acrescentou o delegado Marcelo Dias.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Delegado Marcelo Dias
Delegado Marcelo Dias

Conforme o delegado Marcelo Dias, é necessário que em caso de roubo ou furto de veículo o proprietário registre o Boletim de Ocorrência na Polícia Civil do Piauí, que vai filtrar as informações, colher dados e investigar o crime. “Quando ocorre o roubo a Polícia Militar é acionada imediatamente e a PM faz o seu registro, que é diferente do que nós fazemos. A vítima deve procurar uma delegacia da Polícia Civil, fazer o registro, que será encaminhado para a POLINTER e nós conseguimos fazer a comunicação para qualquer polícia que aquele veículo é roubado ou furtado e deve ser apreendido”, ressaltou o delegado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.