Fechar
GP1

Polícia

Luccy Keiko faz mudanças na Polícia Civil para combater facções criminosas

"Em diálogo com o futuro secretário, definimos enfrentamento mais robusto contra o crime", disse Keiko.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, falou ao GP1 nesta sexta-feira (23) sobre as mudanças que ocorrerão no alto escalão da Polícia Civil, com objetivo de operacionalizar o plano de atuação a ser implantado pelo próximo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, para combater a violência no estado, especialmente as facções criminosas.

De acordo com Luccy Keiko, alguns nomes já conhecidos vão permanecer à frente das delegacias, como é o caso da POLINTER, coordenada pelo delegado Marcelo Dias, e o DHPP, dirigido pelo delegado Francisco Costa, o Barêtta.

Foto: Lucas Dias/GP1Luccy Keiko
Luccy Keiko

No entanto, para fortalecer o combate às organizações criminosas, o GRECO terá mudanças em sua estrutura operacional. O delegado Tales Gomes, que esteve no comando da especializada por 4 anos, dará espaço ao delegado Charles Pessoa, que passará a contar com mais um delegado, além daqueles que já atuam no GRECO.

“Nós estamos fazendo um planejamento para iniciar 2023, com base na política criminal a ser adotada pela Secretaria de Segurança. Quando eu falo de política criminal, estou falando de metas. E quais são as principais metas? Em diálogo com o futuro secretário de Segurança, Chico Lucas, nós já definimos que vamos fazer um enfrentamento mais robusto contra o crime organizado, sobretudo nessa guerra entre facções. Haverá também um atendimento mais especializado em relação ao crime de roubo, que incomoda a população no dia a dia. Não raras vezes, ainda recebemos reclamações de pessoas que não conseguem registrar uma ocorrência, seja pelo fato de a delegacia entender que ali não é sua área competente para apuração dos fatos. E nosso objetivo hoje é que se faça um Boletim de Ocorrência em qualquer lugar do estado, pois o Boletim de Ocorrência, que é um direito do cidadão, não define competências. O novo secretário também tem uma visão para que se tenha possibilidade de se fazer esse registro até pelo celular. Isso é algo que está sendo estudando e vai ser feito um trabalho muito forte de tecnologia. Esse é um sinal do Governo do Estado do Piauí, de que polícia também vai estar incluída nesse aspecto de trabalho eficiente, utilizando meios tecnológicos ao nosso alcance”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Luccy Keiko
Delegado Luccy Keiko

Com base nas metas estabelecidas pelo futuro secretário, Chico Lucas, o delegado geral adotou outras mudanças, a fim de tornar as ações da Polícia Civil mais dinâmicas. O delegado Marcelo Leal, atual Gerente de Polícia do Interior, vai gerenciar o policiamento metropolitano. Em seu lugar, assumirá o delegado Célio.

Mais mudanças

A Delegacia de Prevenção e Repressão ao Entorpecente (DEPRE), passará a ser coordenada, pela primeira vez, por uma mulher, a delegada Alexandra Santos. Ela vai dar continuidade às ações de combate ao tráfico de entorpecentes que, neste ano, realizou importantes apreensões de drogas, que resultaram na desarticulação financeira e operacional de grupos criminosos que comandavam o tráfico de drogas interestadual.

“Dentro desse contexto, nós começamos a promover outras mudanças. O delegado Marcelo Leal, que passou um bom tempo na gerência do anterior, e tem experiência como delegado de homicídios, vai assumir a gerência de polícia metropolitana. E o delegado Célio, que tem se destacado também no interior do estado, uma pessoa muito habilidosa, vai ficar no GPI. O delegado Tales, depois de passar 4 anos, fez um trabalho fenomenal, conseguiu desbaratar quadrilhas e assaltantes de banco. Praticamente, o assalto a banco no Piauí é exceção. Nessa gestão dele, nós conseguimos prender indivíduos muito perigosos, aprender armas, como metralhadora. Então, ele fez um trabalho muito bem realizado e agora vai para a Gerência de Polícia Especializada, em substituição ao delegado Matheus Zanatta”, explicou o delegado geral Luccy Keiko.

Foto: Lucas Dias/GP1Luccy Keiko, delegado geral da Polícia Civil do Piauí
Luccy Keiko, delegado geral da Polícia Civil do Piauí

Confira outros nomes:

Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) - delegado Humberto Mácola.

Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) - delegado Sebastião Alencar.

Gerência de Inteligência da Polícia Civil do Piauí - delegado Yan Brayner

Delegacia de Capturas - será composta com policiais do extinto Grupo de Apoio Operacional (GAO)

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.