Fechar
GP1

Polícia

Polícia deflagra operação contra acusados de aplicar golpe do falso anúncio de hospedagens no Piauí

A ação conta com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Civil de Minas Gerais.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Piauí, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Falso Check-In, para dar cumprimento a 66 mandados (entre prisões temporárias e buscas e apreensões) no bojo de uma investigação que apura golpes através da criação de perfis falsos em redes sociais, simulando anúncios de hospedagens na Pousada Manatí, no litoral do estado do Piauí. A ação, que já tem 12 pessoas presas, conta com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Civil de Minas Gerais.

As ordens foram expedidas pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina-PI, Valdemir Ferreira Santos.

De acordo com o delegado Humberto Mácola, as investigações da DRCI apontam que os alvos integram estruturas criminosas organizadas, especializadas em criar perfis falsos, sobretudo, no Instagram, simulando anúncios de hospedagens no litoral piauiense. Os estelionatários ofereciam valores atrativos para atrair vítimas e concretizar as fraudes. “Nós tivemos a informação de que pousadas e hotéis de luxo em Barra Grande, no litoral do Piauí, estavam sofrendo com clonagens de Instagram e que vítimas estavam sendo cooptadas por esse Instagram com promoções que eram falsas. As vítimas começaram a serem encaminhadas para a delegacia, nós abrimos o inquérito policial e começamos a investigar essa quadrilha, que age não só aqui no Piauí, mas no Brasil inteiro”, disse o delegado Humberto Mácola.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI
Delegado Humberto Mácola, coordenador da DRCI

Além das prisões e buscas, também foi determinado o bloqueio judicial de 22 contas bancárias vinculadas a investigados, com o objetivo de garantir o futuro ressarcimento das vítimas dos golpes. “É importante destacar que crime cibernético não tem fronteiras. Então, o criminoso, em qualquer lugar do mundo, pode atingir vítimas em distâncias superiores a países, estados, cidades. Por isso, achando que por essa distância geográfica eles ficam impunes, a Polícia Civil do Piauí dá esse recado, que não importa a localização desses criminosos, nós iremos alcançá-los. Até porque as polícias Civil nos estados de Minas Gerais e São Paulo estão empenhadas também em coibir esse tipo de crime. Nós enviamos uma equipe aqui da DRCI para o estado de São Paulo, que está com aproximadamente 50 policiais de São Paulo e Minas Gerais”, acrescentou o delegado Humberto Mácola.

Foto: Divulgação/PC-PIOperação Falso Check-In
Operação Falso Check-In

A Polícia Civil do Piauí também alerta a população sobre os riscos do ambiente virtual, especialmente no acesso a perfis não verificados, que oferecem valores muito abaixo do mercado ou condições excessivamente vantajosas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato por meio eletrônico e associação criminosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->