O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, declarou nessa segunda-feira (27), que a bancada do partido no Senado Federal foi orientada a votar contra a aprovação do ministro da Segurança, Flávio Dino, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

O partido tem o segundo maior número de senadores, com 12 parlamentares, ficando atrás somente do PSD, do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

Costa Neto foi taxativo sobre a decisão em publicação no X. "O Partido Liberal é contra a aprovação, pelo Senado, do Flávio Dino para o STF. Ponto Final!", escreveu.

Sabatina

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (União Brasil), marcou para o dia 13 de dezembro a sabatina de Dino.

O PL tem quatro integrantes na comissão. Contando os parlamentares dos Progressistas e Republicanos, a oposição soma 9 senadores no colegiado, o que corresponde a um terço do total.

Caso a indicação de Dino seja aceita, depois da sabatina da CCJ haverá uma votação no plenário do Senado. Para ser aprovado, são necessários 41 votos de 81 senadores. Segundo a avaliação do Palácio do Planalto, a base aliada deve conseguir atingir a quantidade de votos necessários para a nomeação de Flávio Dino como novo ministro do STF.