Em entrevista ao GP1, nesta segunda-feira (11), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, o senador Wellington Dias (PT), adiantou quais medidas poderão ser adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras, a partir dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão destinados ao Piauí, na prevenção de desastres.

“O Piauí deve apresentar e os municípios vão encaminhar seus projetos. A Barragem de Castelo, por exemplo, estudos apontam qual caminho para evitar enchentes em várias cidades e comunidades na margem do Rio Poti e Parnaíba, isso pode caber nas propostas. Já consta dinheiro no PAC para fazer projeto!”, enfatizou o ministro piauiense.

Foto: Alef Leão/GP1
Ministro Wellington Dias

“Em setembro será aberto o edital para apresentação de propostas e projetos pelo PAC na área de Prevenção a Desastres e com as regras divulgadas nos estados”, complementou Wellington Dias ao GP1.

Prevenção de Desastres

Wellington Dias afirmou que o Governo Federal já tem disponível R$ 14,9 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados à prevenção de desastres, em todo o Brasil.

De acordo com o ministro, o Governo Federal está pronto para receber dos governos estaduais e municipais projetos para contenção de encostas, "para evitar danos tão grandes como aconteceram em desastres como esse [no Rio Grande do Sul]", destacou o ministro Wellington Dias.