A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (22), o regime de urgência para tramitação do projeto que cria a bancada cristã na Casa. A proposta foi apresentada pelos presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, os deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), respectivamente.

O pedido de urgência foi aprovado com 398 votos favoráveis e 30 contrários. Com isso, o Projeto de Resolução 71/25 poderá ser votado diretamente no plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados
Câmara dos deputados

Segundo a proposta, a bancada cristã seria constituída por uma coordenação-geral e três vices-coordenadorias, com direito a voz e voto nas reuniões de líderes partidários. Além disso, o grupo poderá usar a palavra por 5 minutos semanalmente em plenário.

Críticas

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) criticou a proposta, que, na opinião dela, estabelece uma relação de aliança e preferência de natureza religiosa na Câmara. “O espaço político não pode privilegiar com voz e voto no Colégio de Líderes uma fé professada”, afirmou.