O presidente do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Luís Roberto Barroso , aproveitou sua participação em um congresso internacional realizado em Brasília, nessa segunda-feira (28), para criticar indiretamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump . Durante sua fala, Barroso mencionou, em inglês, que “deveríamos fazer da mentira algo errado novamente” (“we should make lying wrong again”), uma referência irônica ao slogan usado por Trump em campanhas políticas: “Make America Great Again”.
A declaração foi feita no painel de abertura da conferência promovida pela International Society of Public Law (Icon.S), que reúne juristas, professores e estudantes de Direito de diversas partes do mundo. O tema abordado pelo ministro foi a relação entre digitalização, autoritarismo e democracia, com foco na necessidade de responsabilização das plataformas digitais.
Barroso defendeu a atuação do STF na regulação das redes sociais no Brasil, destacando o papel do Judiciário no enfrentamento à desinformação. Segundo ele, embora a pluralidade de opiniões seja um valor essencial nas democracias, a mentira não pode ser tratada como uma estratégia política legítima.
“Em uma democracia aberta e pluralista, a verdade não tem dono. Mas mentir não é uma prática aceitável. Uma causa baseada em engano, ódio ou desinformação não pode ser uma causa justa”, afirmou.