Fechar
GP1

Política

Piauí: Detran tem programa de Carnaval para salvar vidas

O objetivo da Escola Piauiense de Trânsito é desenvolver política de educação nas cidades onde há maior concentração de visitantes.

A Escola Piauiense de Trânsito, atendendo ao que determina o Departamento Estadual de Trânsito, está concluindo os preparativos para deflagrar a campanha de trânsito para o período de carnaval atingindo todo o Estado do Piauí e, especificamente, as cidades de Luís Correia, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Barras, Água Branca, Floriano, São Raimundo Nonato, Picos e Oeiras.

O objetivo da Escola Piauiense de Trânsito é desenvolver política de educação nas cidades onde há maior concentração de visitantes no período carnavalesco. Para a diretora da EPT, não se via esse tipo de ação do Detran em governos anteriores. “Nossa política é de sensibilização com o objetivo maior de salvar vidas”, explica.

Cada equipe de educadores a visitar os municípios escolhidos terá 50 pessoas entre técnicos, educadores e anjos, que são pessoas utilizando essa tarefa de esclarecimento e convencimento na busca de evitar e reduzir os índices de acidentes nas grandes datas. De um lado, a mobilização do Detran se volta para a questão exclusiva do trânsito, de outro se preocupa com a educação do condutor, do pedestre e dos demais frequentadores dos eventos realizados nessas cidades.

Segundo a professora Gemma Galgani, trata-se de uma preocupação do Governo do Estado que a Escola Piauiense de Trânsito vem tornando realidade, através dessas campanhas que mobilizam todos os anos um contingente cada vez maior de pessoas e que começaram a trabalhar com esse objetivo desde o ano de 2006. Os educadores de trânsito distribuem material de apoio como leques, bandanas (lenços) e sacola para lixo com inscrições sobre a campanha educativa.

O trabalho educativo é realizado com vistas à atender essas cidades, porque na capital a campanha é permanente o Programa Anjo da Guarda já vem sendo implementado há alguns anos e cada vez que eles saem às ruas a atenção das pessoas se voltam para essa realidade cotidiana dos perigos do trânsito e as formas mais eficazes para evitar acidentes.

Eles estão nas ruas e praças em todos os fins de semana. Na capital, os grupos de educação também vão ficar nas saídas da capital junto aos postos da Polícia Rodoviária Federal, no âmbito das rodovias federais BR-316 e BR-343.

 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.