Fechar
GP1

Política

Mototaxistas realizam manifestação contra medida da Prefeitura de Picos (PI)

Realizada na manhã desta quinta-feira, 31 de dezembro, manifestação paralisou o trânsito no centro da cidade por mais de uma hora.

Dezenas de mototaxistas realizaram na manhã desta quinta-feira, 31 de dezembro, uma grande manifestação para protestar contra a prefeitura de Picos, que, através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), determinou que a partir do próximo dia 10 de janeiro todas as motocicletas utilizadas no transporte de passageiros sejam pintadas de amarelo.

Mesmo sem o apoio da Associação dos Mototaxistas de Picos (Asmotapi), que segundo os associados está aliada ao DMT, os profissionais pararam o trabalho a partir das 9 horas da manhã e se reuniram em grande número na praça Félix Pacheco, paralisando o trânsito no local por cerca de uma hora e meia.

Apesar de pacífica, a manifestação teve momentos de tensão, tendo em vista que os policiais queriam a todo custo liberar o trânsito, o que não foi aceito pelos manifestantes. Em represália, os policiais começaram a multar as motos paradas, o que provocou um princípio de tumulto e bate-boca entre os militares e os mototaxistas.

Com o apoio de um carro de som, os mototaxistas se revezavam ao microfone para denunciar a medida tomada pela prefeitura de Picos de mandar pintar de amarelo todas as motos utilizadas no transporte de passageiros, atitude que classificaram como arbitrária. Os manifestantes também cobraram das autoridades uma solução para o problema, pois garantem que serão prejudicados caso a padronização seja imposta.

  Manifestação reúne dezenas de mototaxistas em Picos

O manifestante Chagas Barros fez um apelo para que o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), visse o lado dos mototaxistas, que, segundo ele, são trabalhadores, pais de família e que estão sendo prejudicados com a medida anunciada pelo Departamento Municipal de Trânsito.

“Cadê os vereadores de nossa cidade que representam o povo e nenhum se manifesta?", indagou, acrescentando: "Estamos sendo discriminados, perseguidos e se essa determinação da prefeitura vier a se concretizar seremos prejudicados, por isso não vamos aceitar de forma alguma”, alertou, ressaltando que uma motocicleta avaliada em sete mil reais se for pintada de outra cor não valerá mais do que dois mil reais.

Os vários mototaxistas que se pronunciaram durante a manifestação criticaram o presidente da Asmotapi, que, ao invés de apoiar a categoria resolveu se aliar ao Departamento Municipal de Trânsito e concordou pacificamente com a decisão de que todas as motocicletas utilizadas no transporte de passageiros sejam pintadas de amarelo a partir do próximo dia 10 de janeiro.

Os mototaxistas também receberam demonstrações de apoio e solidariedade dos lojistas, comerciários e populares que passavam pelo local da manifestação e comentavam que a medida é arbitrária e prejudica toda a categoria.

  Mototaxistas protestam contra medida anunciada pela prefeitura de Picos

Com um buzinaço, os mototaxistas seguiram em carreata até a sede da Asmotapi, mas lá não encontraram o presidente. Depois, pararam em frente ao Palácio Coelho Rodrigues – sede do governo municipal, mas também não localizaram o prefeito. Em seguida, percorreram as principais ruas e avenidas da cidade para chamar a atenção da população e denunciar a pressão que estão sofrendo da prefeitura, que deu um ultimato para que pintem de amarelo suas motos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.