Fechar
GP1

Política

Oficial da PM joga viatura contra manifestantes no Piauí; veja fotos

O tenente PM Lisboa Neto lotado no 4º BPM, quase causa uma tragédia ao jogar uma viatura contra os mototaxistas que promoviam manifestação.

Demonstrando falta de controle emocional o tenente Lisboa Neto, lotado no 4º Batalhão Policial Militar, com sede em Picos, jogou uma viatura contra os mototaxistas que promoviam um protesto pacífico na manhã desta quinta-feira, 31 de dezembro, na praça Félix Pacheco, centro da cidade, e em seguida sacou uma arma para intimidar os manifestantes.

A atitude do oficial quase causa uma tragédia e por pouco ele não atropela o vereador José Luís de Carvalho (PV), que estava no local tentando acalmar os ânimos, além de outras pessoas que se encontravam próximo, como mototaxistas e repórteres.

Ao avançar com uma viatura contra os manifestantes, o tenente Lisboa Neto provocou reações por parte dos mototaxistas e uma pedra chegou a ser arremessada contra o carro da polícia. Uma moto também foi derrubada com o impacto do veículo.

Colegas do militar tentaram acalmá-lo e retirá-lo do local imediatamente, mas ele preferiu permanecer na praça Félix Pacheco por alguns minutos causando ainda mais revolta dos manifestantes, que gritavam palavras de ordem contra ele, pedindo que o mesmo fosse expulso da corporação. Depois de muita conversa, o tenente Lisboa Neto foi embora na mesma viatura em que tentou atropelar os manifestantes.

  manifestantes quase são atropelados por viatura

O vereador José Luís de Carvalho disse que tentou acalmar os ânimos, mas foi surpreendido com a atitude impensada de um tenente da Polícia Militar, que veio com o carro em direção aos mototaxistas querendo passar por cima de todo mundo.

“Eu entrei na frente para impedir que acontecesse uma tragédia e ele quase passa por cima de mim também. É uma pessoa que não tem condições e nem preparo psicológico para estar aqui para dialogar com os mototaxistas, pois é um despreparado. Infelizmente ele pegou a viatura, botou a primeira e saiu rasgando todo mundo, quase quebra a minha perna”, denunciou o parlamentar.

Matéria relacionada

Mototaxistas realizam manifestação contra medida da Prefeitura de Picos (PI)

Segundo o vereador José Luís, a atitude do tenente Lisboa Neto deixou os ânimos ainda mais exaltados e quase provoca uma tragédia numa manifestação pacífica. “Os mototaxistas estavam no direito democrático deles de cobrar e reivindicar melhorias para a categoria. Agora, o oficial não tem o direito de passar a viatura por cima de motos e nem de ninguém. Tinha que haver era diálogo, mas, infelizmente esse tenente não tem preparo para executar esse tipo de operação”, comentou.

Com ar de indignação, o vereador José Luís de Carvalho disse ainda que o tenente Lisboa Neto vai ter que responder pelo que fez, porque os mototaxistas em nenhum momento partiram para agressão, estavam promovendo uma manifestação pacífica e ordeira, dentro do que está previsto em lei.

“Agora, a polícia tem que vir com calma, dialogar, não puxar arma e botar o carro para passar por cima de todo mundo”, ensinou o vereador José Luís de Carvalho, adiantando que tentou conversar calmamente com o tenente Lisboa Neto, mas este fez foi xingá-lo, lhe esculhambar e dizer que não queria papo.

  Oficial joga viatura contra manifestantes

“Eu disse para o tenente Lisboa Neto que ele tinha que respeitar tanto os mototaxistas como a mim que sou vereador. Ele não pode chegar aqui numa manifestação pacífica achando que está acima da lei, acima de tudo. Vou entrar com uma representação contra ele, pois fui acidentado, quase fui atropelado por um tenente da polícia despreparado”, anunciou o vereador José Luís de Carvalho.

O coronel aposentado da polícia Alexandre Gouveia, que é do Departamento Municipal de Trânsito, disse que os militares estavam no local para proteger às pessoas de um modo geral e não quis se pronunciar a respeito da atitude do oficial que jogou a viatura contra os manifestantes quase provocando uma tragédia. “Depois é que nós faremos uma análise do que aconteceu aqui”, esquivou-se.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.