Fechar
GP1

Política

Presidente do Sinpoljuspi denuncia caos na Penitenciária Regional de Picos

Em visita a Picos o sindicalista reuniu-se com os agentes penitenciários e anunciou a elaboração de um relatório sobre a situação da Penitenciária Regional "José de Deus Barros".

O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Nogueira, em visita a Picos nesta quarta-feira, 2 de março, reuniu-se com os agentes penitenciários e denunciou a situação precária em que se encontra a Penitenciária Regional “José de Deus Barros”.

O encontro com os agentes penitenciários aconteceu às 11 horas da manha na Câmara Municipal de Picos e em seguida, o sindicalista visitou a Penitenciária Feminina e a Penitenciária Regional “José de Deus Barros”. Em ambas encontrou diversos problemas, principalmente de falta de estrutura.
Imagem: José Maria Barros / GP1Vilobaldo Carvalho denunciou precariedade da Penitenciária Regional de Picos(Imagem:José Maria Barros / GP1)Vilobaldo Carvalho denunciou precariedade da Penitenciária Regional de Picos
“A situação da Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos, é extremamente caótica, com superlotação. Ela dispõe de 154 vagas e no momento lá tem em torno de 250 presos, o que é impossível se oferecer um trabalho em condições de humanidade para essas pessoas que cumprem penas”, revelou, acrescentando que faltam agentes penitenciários para trabalhar, viaturas, armamentos e os equipamentos de segurança.

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarCópia do relatório enviado ano passado a secretaria de Justiça(Imagem:José Maria Barros / GP1)Cópia do relatório enviado ano passado a secretaria de Justiça
Entretanto, a denúncia mais grave feita por Vilobaldo Carvalho refere-se à utilização de módulos penitenciários, ou seja, do setor de administração para a colocação de presos provisórios, muitos deles de alta periculosidade como homicidas, estupradores, assaltantes, ladrões e viciados em drogas.

De acordo com o sindicalista, pelo menos 19 detentos provisórios estão ficando durante o dia no setor de administração, que se constitui no refeitório, alojamento dos agentes penitenciários e sala de armas, tudo interligado. “Devido à superlotação, eles passam o dia inteiro junto com os agentes e somente são recolhidos a noite, o que é inadmissível, pois colocam em risco a vida dos servidores e a segurança da unidade”, denunciou Vilobaldo Carvalho.

Ele informou ainda que há carência de policiais militares para fazer a segurança externa da unidade e, por conta disso os agentes penitenciários acabam executando um trabalho que não é da competência deles, como a cobertura das guaritas.

“Então, volto a afirmar, a situação da Penitenciária Regional “José de Deus Barros” é extremamente grave e já tivemos informações de que houve problema com o poço tubular e a prefeitura foi quem resolveu, pois a secretaria estadual de Justiça, mesmo comunicada, não tomou qualquer providência”, denunciou o presidente do Sinpoljuspi.

Imagem: José Maria Barros / GP1Clique para ampliarRelatório foi assinado por 33 agentes penitenciários(Imagem:José Maria Barros / GP1)Relatório foi assinado por 33 agentes penitenciários
Vilobaldo Carvalho enfatizou ainda que após essa visita vai elaborar um relatório exclusivo da real situação da Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos, para que possam cobrar do governo do estado ações efetivas. “O que queremos e precisamos são soluções rápidas, pois os problemas se avolumam a cada dia que passa e isso precisa ser corrigido o mais urgente possível”, lembrou.

Os problemas na Penitenciária Regional “José de Deus Barros”, em Picos, persistem há vários anos e muitas reivindicações já foram feitas. Em 15 de março de 2010, foi enviado à secretaria estadual de Justiça e Direitos Humanos do Piauí, um relatório assinado por 33 agentes penitenciários mostrando as dificuldades existentes na unidade e cobrando providências. No entanto, até hoje nenhuma das reivindicações foi atendida.








Imagem: José Maria Barros / GP1Presidente do Sinpoljuspi em encontro com agentes penitenciários de Picos(Imagem:José Maria Barros / GP1)Presidente do Sinpoljuspi em encontro com agentes penitenciários de Picos

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.