Fechar
GP1

Política

Câmara Municipal de Picos banaliza realização de sessões itinerantes

As sessões itinerantes deveriam ser realizadas excepcionalmente, mas estão acontecendo com freqüência em Picos

Idealizado pelo presidente da Câmara Municipal de Picos Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB) e aprovado pela maioria dos vereadores, o projeto que prevê a realização das sessões itinerantes nos bairros e povoados do município parece que saiu do foco pouco tempo após a sua implantação.

O que era para ser um caso excepcional de uma maior aproximação do poder com o povo, a realização das sessões itinerantes da Câmara Municipal de Picos está sendo banalizada e já foi motivo de bate boca em plenário entre vereadores da situação e da oposição.

Imagem: José Maria Barros/GP1Sessão itinerante no povoado Fátima do Piauí(Imagem:José Maria Barros/GP1)Sessão itinerante no povoado Fátima do Piauí

A primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Picos foi realizada dia 1º de março no povoado Fátima do Piauí e, ao contrário do que esperavam os vereadores, a comunidade local não compareceu. A segunda foi realizada no dia 29 de março no Conjunto Habitacional Petrônio Portela (Cohab) e a terceira estava prevista para esta quinta-feira, 5, mas foi adiada para a próxima semana, 12, no bairro Morada do Sol.

Ainda para este ano já estão previstas sessões itinerantes nos dias 26 de abril no bairro Passagem das Pedras; 3 de maio, no bairro Parque de Exposição, 21 de junho, no povoado Gameleira dos Rodrigues e em 23 de agosto, no povoado Tabuleiro dos Pios.

Imagem: José Maria Barros/GP1Sessão itinerante na Cohab(Imagem:José Maria Barros/GP1)Sessão itinerante na Cohab

A solicitação para realização das sessões itinerantes deve partir dos próprios vereadores e, pela emenda ao Regimento Interno da Casa aprovada em 29 de setembro de 2011, cada parlamentar tem direito a propor uma sessão por ano

Até o momento, foram solicitadas sete sessões itinerantes e os locais escolhidos pelos parlamentares são geralmente os seus redutos eleitorais. Até o momento apenas os vereadores Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB), José Luís de Carvalho (PSB) e Francisco Gonçalves Filho (Chico de Chicá), do PMDB, fizeram o pedido.

Imagem: José Maria Barros/GP1Servidores da Câmara são deslocados para locais das sessões itinerantes(Imagem:José Maria Barros/GP1)Servidores da Câmara são deslocados para locais das sessões itinerantes

Para muitos populares ouvidos pela reportagem do Portal GP1, a realização das sessões itinerantes não passa de promoção pessoal dos vereadores, além de desperdício de recursos, visto que não trazem qualquer resultado prático.

Para a realização da sessão itinerante, é necessário deslocar toda a estrutura do poder legislativo, desde os servidores até a parte física como mesas, cadeiras, microfones, etc.

Imagem: José Maria Barros/GP1Iata Anderson, autor da proposta(Imagem:José Maria Barros/GP1)Iata Anderson, autor da proposta

De acordo com a população ouvida existem outras prioridades que deveriam ser adotadas pelos vereadores picoenses, como a fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte da administração municipal e a proposição de projetos de interesse da coletividade.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.