Fechar
GP1

Política

João Vicente Claudino cobra políticas urgentes para o enfrentamento da seca no Piauí

O senador recordou que o Piauí é um dos três maiores estados na atividade da ovinocaprinocultura e ainda é o segundo maior no setor de apicultura do Brasil

O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) expôs no plenário do Senado, nesta quarta-feira (20), a preocupação com a proximidade do período mais seco do ano no Piauí, no segundo semestre, o chamado BR-O-BRÓ, que está chegando cada vez mais cedo e atinge inúmeras famílias do Estado, prejudicando mais de 150 municípios. O senador defendeu em seu pronunciamento que ações políticas devem ser executadas com urgência.

João Vicente lembrou que o Piauí é um estado essencialmente agrícola e as famílias sofrem com a perda de quase 90% da produção. Com a inflação em decorrência dos prejuízos da safra, uma das principais conseqüências é o encarecimento da cesta básica.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Vicente Claudino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Vicente Claudino

O senador recordou que o Piauí é um dos três maiores estados na atividade da ovinocaprinocultura e ainda é o segundo maior no setor de apicultura do Brasil. “No entanto, nesse período, o produtor, para vender o seu plantel em estados mais próximos, tem que se submeter a preços subvalorizados, inimagináveis. O problema coloca toda uma atividade econômica em desaparecimento”, disse.

Obras preventivas para combater os prejuízos


Logo após o seu pronunciamento, o senador João Vicente, deu entrevista à TV Senado, onde explicitou que o maior entrave é a falta de uma enérgica decisão de governo, de destinação de recursos para obras preventivas, para dar assistência tecnológica para os produtores, para ter produção subsidiada para culturas vítimas da seca e investir no acúmulo de água. “As cisternas dão uma grande ajuda, mas não resolve por inteiro. Tem que haver uma ação mais célere, para atender mais rápido a população”, concluiu.

O senador destacou ainda que, para o Piauí, a transposição do Rio São Francisco seria de extrema importância. Como coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, tentou colocar, no Plano Plurianual 2012/2015 (PPA), a integração das bacias, principalmente a integração da Bacia do Parnaíba com o Rio São Francisco, mas a proposta foi vetada na presidência.

A outra saída seria o governo investir na transposição da água acumulada no Piauí em barragens, em adutoras para atendimento de determinadas cidades ou a transferência do potencial freático de água acumulada no subsolo, principalmente na região do Gurgueia. “Por um lado, o Piauí é o terceiro maior lençol freático do Brasil, no cerrado piauiense atingimos recordes de produtividade e, do outro lado, populações são dizimadas com a seca”, afirmou João Vicente.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1João Vicente Claudino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)João Vicente Claudino

Para o senador, “a seca sempre vai existir, é cíclica, mas todo ano tem uma ocorrência quase que natural. Então, para socorrer a população a médio e longo prazo, o governo tem que agir já, em caráter emergencial”, defendeu o senador piauiense.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.