Fechar
GP1

Política

Candidatos à prefeitura de Teresina participam de debate na TV Meio Norte. Confira!

Participaram do debate, Firmino Filho (PSDB), Elmano Férrer (PTB), Wellington Dias (PT), Beto Rego (PSB), Maklandel Aquino (PSOL) e Daniel Solon (PSTU). .

A TV Meio Norte realizou na noite de quinta-feira (27), um debate entre os candidatos a prefeitura de Teresina. Participaram do debate, Firmino Filho (PSDB), Elmano Férrer (PTB), Wellington Dias (PT), Beto Rego (PSB) ,Maklandel Aquino (PSOL) e Daniel Solon (PSTU). A TV decidiu convidar apenas os candidatos quem têm representações políticas dentro da Câmara Federal, então o candidato Vasconcelo Pinheiro ficou de fora.

Os candidatos foram mediados pela jornalista Maia Veloso.No primeiro bloco, os candidatos responderam quais seriam as suas primeiras medidas se fossem eleitos. No segundo bloco responderam sobre temas de interesse geral, através de sorteio.No terceiro e quarto blocos, os candidatos fizeram perguntas diretamente para os outros candidatos. No quinto e último bloco todos os sete candidatos fizeram suas considerações finais.

Confira um resumo sobre o que aconteceu no debate com cada candidato:


Elmano Férrer

Imagem: Manuela Coelho/GP1Elmano Férrer(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Elmano Férrer

No primeiro bloco, o prefeito começou o debate afirmando que a situação da prefeitura é boa, e que se for reeleito, entre as suas primeiras medidas tem projetos para melhorar a questão da regularização fundiária, melhorar a mobilidade urbana e dar continuidade a vários projetos, entre eles, o do Lagoas do Norte.

No segundo bloco, através de sorteio, o prefeito pegou o tema de geração de emprego. Segundo ele Fundação Wall Ferraz é um dos pontos que pretende investir, também pretende dinamizar o Polo Industrial Sul onde estão sendo instalados 13 novos pontos. “Queremos criar um polo empresarial para micro e pequena empresa na região Sudeste, e vamos intensificar os empreendimentos locais, que são os que geram mais empregos e assim geração de renda”.

Beto Rego perguntou para Elmano Férrer sobre a falta de calçamentos e investimentos em bairros pobres e povoados da Zona Rural de Teresina. Elmano respondeu afirmando que “O candidato Beto Rego disse que tinha estado na Cerâmica Cil e lá foi feita pavimentação e acho que ele não está conhecendo Teresina. Estamos aplicando R$ 144 milhões em áreas pobres de Teresina. Eu soube que ele andava nas vilas e saia perguntando onde o prefeito não investiu. O Controle da prefeitura é excelente, o que estão dizendo agora disseram também que o estado estava quebrado em 2010 durante as eleições. Nunca se trabalhou tanto quanto agora”, afirmou.

Beto Rego rebateu e disse: “Acho que o senhor é o prefeito do mundo da lua, fui em vários bairros e o povo está abandonado, tenho certeza que o senhor nem sabe onde fica o Parque São Jorge, onde não tem nada, só abandono”.

Elmano rebateu a declaração. “Ele não conhece Teresina, o nobre candidato não conhece a cidade. Dizer que não estamos investindo. É claro que conheço o Parque São Jorge, fica na Zona Sul de Teresina. Lá e em outros bairros, vamos tirar mais de 4 mil imóveis em áreas precárias”.

Em sua consideração final, o candidato Elmano Férrer afirmou: “Quero reafirmar meu compromisso com Teresina, se fizemos pouco em dois anos, vamos fazer muitas mais. Vamos continuar fazendo concurso público, em dois anos entraram mais de 4 mil. Vamos fazer duas pontes na Wall Ferraz e Gil Martins, fazer o prolongamento da Marechal, onde já temos recursos assegurados pelo PAC, vamos dar um choque na saúde e na educação”.


Firmino Filho

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Firmino Filho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Firmino Filho

No primeiro bloco, o deputado estadual começou o debate falando sobre quais seriam as suas primeiras medidas se fosse eleito. Segundo ele, pretende fazer um diagnóstico sobre a situação financeira da prefeitura, também vai criar uma bolsa para famílias que tem crianças de até 3 anos de idade, melhorar a mobilidade urbana e a criação de 3 Unidades de Pronto Atendimento.

No segundo bloco, através de sorteio, Firmino pegou o tema Finanças Públicas. “Prefeitura, quando vai investir precisa saber da sua capacidade de investir. Nesse ano o que estamos vendo são coisas diferentes, projetos estão fechando porque não tem dinheiro. Só pode existir uma boa saúde, se a finança for sólida. O que existe é um descontrole financeiro na prefeitura”.

O prefeito Elmano Férrer perguntou como o deputado como ele vai buscar investimentos para a prefeitura, porque ele não teria muita articulação, nem com o governo estadual e nem com o federal e teria se fechado em Teresina.

“O importante é ter projetos e postura madura nas coisas públicas. É dever da presidenta trabalhar para todos. Hoje existe muita perseguição na prefeitura por quem tem simpatia com o Firmino. O projeto Lagoas do Norte, nasceu com a gente, que demos o ponta pé inicial, você só está colhendo os frutos do trabalho do Firmino e Silvio”.

Elmano respondeu, afirmando que mostrou o quanto é capaz. “Só deixaram um projeto, engavetado que eu tirei do papel que é o Lagoas do Norte. Na época do Fernando Henrique você só conseguiu um projeto, que é o Vila Bairro. E nós trabalhamos e muito”.

Firmino rebateu a informação. “É importante falar a verdade e você participou da nossa administração e agora joga pedra na gente. É importante respeitar aquilo que fizemos”, disse Firmino.

Em sua consideração final, o candidato Firmino Filho afirmou: “Sempre tive carinho para Teresina, estou preparado e mais experiente como nunca. Estou apresentando uma forma que já mostrou como trabalha. Quero lutar pela qualidade da educação, solidariedade das pessoas com deficiência, contra o trabalho infantil, obras para melhorar nosso sistema viário. Estamos na luta para vencer. Contra tudo e contra todos”.

Beto Rego

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Beto Rego(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Beto Rego
No primeiro bloco, Beto Rego começou falando sobre quais serias suas primeiras medidas se for eleito. Segundo ele, um dos projetos é das resolutividade a saúde, investir na educação, mobilidade urbana, investir no saneamento básico e na infraestrutura de Teresina.

No segundo bloco o candidato pegou o tema Meio Ambiente. Ele afirmou que é preciso ter uma atenção com os rios. “Pouco se fala de sustentabilidade, é muito preocupante o que é jogado nos rios, pois não tem nenhum tratamento. Temos um presente que a natureza nos deu e estamos acabando e daqui a pouco não vai dar nem para pescar. Ficamos tristes também com os lixões e a questão do saneamento básico e nos preocupa porque o meio ambiente está sendo atacado”.

Beto Rego foi questionado por Daniel Solon, se irá perseguir servidores e professores como aconteceu em gestões anteriores. “Teresina continua a mesma, é uma situação de pobreza e abandono. Temos que valorizar o servidor público que é fundamental para o município andar. Temos que cuidar dessa geração com investimentos principalmente no professor. O funcionário público tem que ser respeitado” respondeu Beto Rego.

Daniel Solon respondeu Beto Rego. “A gente fica preocupado com as suas propostas candidato, os servidores estão cada vez mais em situação precária em Teresina, principalmente pelo governo estadual”.

Beto Rego rebateu a afirmação de Solon. “Quem vai cuidar dos servidores e estar na prefeitura sou eu e não grupos políticos. Eu não vou ser um pau mandado, vou botar a prefeitura na mão do povo”, finalizou Beto.

Em sua consideração final, o candidato Beto Rego afirmou: “Quero pedir o seu voto, o nosso programa é o único que apresenta propostas. Nós temos amor por Teresina, pela nossa cidade e sou candidato porque quero mais pela nossa cidade. Temos propostas sérias e plano de governo sério. Um homem simples, que vem desse povo pode sim transformar e cito o presidente Lula, que foi operário e chegou a presidência”.


Wellington Dias

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias

No primeiro bloco, o senador Wellington Dias afirmou que se for eleito, uma das suas primeiras medidas será priorizar na saúde, a contratação de equipes para o programa saúde da família, quer contratar 290 guardas municipais, entre outros.

No segundo bloco, Wellington Dias pegou o tema Segurança. “Assim como investir quando era governador, junto com a presidente Dilma, quero trabalhar com parcerias, para fazer a segurança chegar a todas as áreas do município com ajuda da guarda municipal. Trabalhar principalmente a prevenção, cuidar de pessoas que são vítimas das drogas para evitar a violência”.

O senador foi questionado pelo deputado Firmino Filho, que obras importantes para Teresina na questão da mobilidade urbana ele pretende fazer e se vai usar suas emendas como senador em Teresina. “É claro que quero colocar recursos em Teresina, está no nosso programa fazer obras estruturantes, vamos fazer pontes, cuidar das calçadas, cuidar dos ciclistas e motociclistas, asfaltar a cidade, cuidar da zona rural, asfalto para os assentamentos, cuidar para se ter um trânsito melhor”, disse Wellington Dias.

Firmino insistiu na pergunta. “O que queremos saber é se você como senador vai colocar seus investimentos como senador na cidade”.

Wellington Dias rebateu afirmando que “É claro que vou usar recursos para investir em Teresina. Resolver problemas como paradas de ônibus, que não protege nem da chuva e nem do sol”.

Em sua consideração final, o candidato Wellington Dias afirmou: “Nós próximos quatro anos quero me dedicar e muito para Teresina. Quatro anos, dependendo do quem se vai escolher, pode deixar Teresina parada. quero fazer mudanças, porque nosso partido luta pelas causas sociais, junto com a presidente Dilma. Seis UPAS, a saúde da mulher, as 40 mil moradias e quero fazer isso porque amo Teresina”.


Maklandel Aquino

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Candidato Maklandel Aquino(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Candidato Maklandel Aquino

No primeiro bloco, o advogado Maklandel Aquino afirmou que uma das suas primeiras medidas se for eleito, será compor os cargos comissionados com servidores, através de concurso. Afirmou que também dará mais transparência sobre as contas da prefeitura.

O candidato pegou através de sorteio no segundo bloco o tema Esporte e Cultura. “Hoje as ruas estão atraindo mais que as escolas. As escolas precisam ter teatro, música, outros atrativos, assim como nos bairros, porque as pessoas não aproveitam espaços de lazer. Queremos construir espaços para lazer, com palcos, com escultura, pintura e incentivar o artesanato”.

Maklandel foi questionado pelo senador Wellington Dias sobre qual será a sua proposta sobre questão da habitação. “Faremos o cadastros dos sem tetos em Teresina, pegar um fundo para a regularização fundiária, temos ocupações que estão temendo ser despejados. Teresina possui uma das maiores médias de falta de abastecimento de água e de saneamento básico”, disse Maklandel.

O senador destacou sua proposta para essa área. “Vamos regularizar várias residências que não tem o documento da casa, mas fazer calçamento, cuidar da escola, fazer aquilo que a cidade precisa. Vamos construir 40 mil casas para que as pessoas saiam dessa situação”.

Maklandel finalizou afirmando que muitas pessoas conseguem casa através de programas sociais, sem precisar e disse que não irá admitir isso no seu governo. “Muitas pessoas pegaram casas e estão saindo por falta de estrutura, outras pegaram casas sem precisar. Não admitimos isso e vamos construir casas para quem precisa de moradia”.

Em sua consideração final, o candidato Maklandel Aquino afirmou: “Gostaria de pedir uma reflexão sobre o voto, pois pode comprometer o seu futuro. Alguns já geriram Teresina. Você está satisfeito com a situação de Teresina. O voto não sendo do PSOL, você estará assinando um cheque em branco e não terá participação na administração, queremos saúde pública com dignidade, direito ter acesso ao esporte, servidores motivados”.

Daniel Solon

Imagem: Isabel Piauilino/GP1Daniel Solon(Imagem:Isabel Piauilino/GP1)Daniel Solon


No primeiro bloco, Daniel Solon afirmou que um das suas primeiras medidas se for eleito, será baixar a passagem para R$ 1,70, passe livre para trabalhadores desempregados, acabar com a privatização, entre outros.

No segundo bloco, o candidato sorteou o tema Direitos Humanos. “Existe uma falsa polarização nesse sistema, as eleições viraram um espetáculo. Dois candidatos que estiveram juntos, disputam o poder. Teresina está órfão nesse sentido dos direitos humanos, não existe acessibilidade para os deficientes físicos, o que queremos transformar Teresina nesse sentido, combatendo a homofobia, o racismo e qualquer forma de discriminação”.

Daniel foi questionado por Maklandel, sobre a avaliação da propaganda institucional de Teresina, que tentaria enganar a população mostrando uma Teresina que não existiria.
“Contrataram comediantes de pesos de ouro e assim é fácil de esconder a realidade. Todos os dois [Firmino e Elmano] perseguem servidores, aumentaram passagem de ônibus, reprimiram movimentações estudantis, então é uma grande propaganda, agora está virando um verdadeiro circo. Tanto a atual e as anteriores administrações governam para os ricos”.

Maklandel respondeu afirmando que acha um absurdo o gasto com propaganda eleitoral. “Enquanto isso, os direitos da população estão sendo negados, gostaria que o prefeito dissesse quantos os empresários estão lucrando com isso”.

Daniel Solon finalizou afirmando que “Eles são farinha do mesmo saco. São campanhas milionárias, isso é um verdadeiro absurdo. Você que está rindo agora, depois vai ter que chorar”, disse Daniel se dirigindo ao telespectador.

Em sua consideração final, o candidato Daniel Solon afirmou: “Há quatro candidatos que recebem dinheiro de empresas privadas, e isso vai continuar depois. Existem duas propostas, uma para governar para os ricos e poderosos ou para os trabalhadores que é a do PSTU. Vote contra essa Teresina privatizada”.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.