Fechar
GP1

Política

Moradores pedem subestação de tratamento de água para Santa Maria da Codipi

Foi durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica presidida pela deputada Rejane Dias

Moradores dos bairros que fazem parte da grande Santa Maria da Codipi, na zona norte, pedem a construção de uma subestação de tratamento de água para resolver o problema de falta de água. O assunto foi discutido na tarde de ontem (14) durante audiência pública da Comissão de Infraestrutura e Política Econômica, presidida pela deputada Rejane Dias e proposta pelo deputado Cícero Magalhães. Moradores e parlamentares decidiram fazer reunião com a presença das bancadas estadual e federal e Agespisa para encontrar solução para o problema.
Imagem: ReproduçãoAudiência(Imagem:Reprodução)Audiência

A audiência foi realizada na sede da Associação dos Moradores da Santa Maria das Vassouras com a presença de representantes de entidades dos bairros que fazem parte da grande Santa Maria da Codipi e vereadores. A deputada Rejane Dias ressaltou a importância de levar o Legislativo para os bairros e ouvir a população, principalmente para uma região que cresce a cada dia. “É uma forma democrática, trazer a Assembleia para perto da população.” Rejane Dias ressaltou que é preciso unir forças com as bancadas para buscar uma solução para o problema da falta d’água.

Diante da ausência do presidente da Agespisa, Antonio Filho, o deputado Cícero Magalhães propôs realizar reunião com a presença dos três senadores, dos 10 deputados federais e dos 30 parlamentares estaduais e convocar o gestor da Agespisa para, juntos, discutirem a construção da subestação de tratamento na região. Segundo o representante do Sindicato dos Engenheiros, Antonio Florentino, há recursos para a obra. Cícero Magalhães explicou que a subestação não foi construída no governo de Wellington Dias por que não havia contrato de concessão entre a Prefeitura e o governo do Estado, mas esse empecilho não existe mais.

Na grande Santa Maria da Codipi vivem cerca de 100 mil pessoas. E um dos maiores bairros é o Jacinto Andrade com mais de 4 mil residências. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Jailton Pinto, no Residencial há uma caixa d’água abandonada e falta água todos os dias. “É inadmissível ficar aparando água por que só tem três bombas ligadas”. Ele informou que na zona norte está prevista a construção de mais mil residências e cita que assim vai aumentar ainda mais o déficit de água.

Os moradores dos bairros que fazem parte da grande Santa Maria da Codipi são abastecidos com água de poço. Existem 20 em toda a área. Elias Barbosa, presidente da União de Líderes Comunitários da Zona Norte, teme um colapso no abastecimento por causa da escassez de chuvas em Teresina. “Sem chuvas, os poços vão secando.”

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.