Fechar
GP1

Política

Senador Wellington Dias afirma que Piauí perde muito com redução da sua bancada

Senador piauiense mostra-se preocupado com a possível redução das bancadas federal e estadual do Piauí.

Durante visita a Picos no último final de semana, o senador Wellington Dias (PT) mostrou-se preocupado com a possível redução das bancadas federal e estadual do Piauí. Segundo o parlamentar, o Estado perderá muito com essa decisão, que caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em caso da aprovação da medida, segundo Wellington Dias, o Piauí reduziria sua bancada federal de dez para nove representantes, enquanto a bancada estadual cairia dos atuais 30 para 27 deputados. Para o parlamentar petista, seria uma perca muito grande, pois entende que devido ao número de problemas do estado a bancada é até pequena.

Imagem: José Maria Barros/GP1Wellington diz que Piauí perderá muito com redução da sua bancada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Wellington diz que Piauí perderá muito com redução da sua bancada

“Encaro com muita preocupação essa possibilidade, pois pensava que era algo que a gente pudesse resolver logo no começo. Mas, após algumas reuniões, constatamos que há realmente um trabalho onde sete estados brasileiros podem ter reduzidas as suas bancadas reduzidas e, entre eles está o Piauí” – informou Wellington Dias.

O senador e ex-governador do Piauí disse ainda que estão se articulando para tentar barrar a medida, mas não é fácil, tendo em vista que a decisão não depende da política, mas do poder judiciário. O TSE analisa petição movida pela Assembleia Legislativa do Amazonas solicitando a redução da bancada federal e estadual piauense, em favor da bancada amazonense.

“Do ponto de vista do Congresso Nacional estamos buscando subsidiar para que o Judiciário tenha a informação correta. Acho que essa medição populacional é momentânea, pois do ponto de vista eleitoral não se alterou” – ressalta Wellington Dias.

Segundo o senador há um trabalho para que não haja qualquer alteração para a próxima eleição e nisso ele acredita, mas a possibilidade de redução existe e para ele é ruim para o Piauí. “Mas estamos no páreo, na luta e temos chances de vitória” – prevê.

População

O argumento utilizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas é de que, de acordo com o IBGE, a população do Estado já teria ultrapassado a do Piauí. E, segundo a legislação, a representação por estado é baseada na proporcionalidade do número de habitantes.

Atualmente o Amazonas tem nove deputados federais e o Piauí dez. Se a medida for aprovada esses números serão invertidos.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1 
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.