Fechar
GP1

Política

Evaldo Gomes critica rejeição ao projeto de climatização dos ônibus

Em resposta, a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que os vereadores possuem autonomia para decidirem o seu voto em relação a projetos na Câmara Municipal.

Em entrevista ao GP1, o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) criticou a decisão dos vereadores que votaram contra o projeto de climatização dos ônibus de Teresina. No dia da votação, foram 10 votos favoráveis e 11 votos contra o projeto.

Para o deputado a decisão partiu do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), já que os votos contrários vieram dos aliados do prefeito.

“Para mim acho que foi um tapa na cara da população [a reprovação do projeto]. Os 11 vereadores, obviamente, fizeram a mando do prefeito de Teresina Firmino Filho, porque quem defendeu a posição contrária foi o líder do prefeito e a bancada só fez acompanhar. Então eu vejo com tristeza essa decisão”, declarou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Evaldo Gomes(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Evaldo Gomes
Evaldo Gomes afirmou que a climatização dos ônibus não é uma questão de luxo, mas de necessidade. “A cidade de Teresina é uma cidade quente, os ônibus são super lotados e infelizmente os vereadores votaram contra o povo. Essa questão de climatização dos ônibus não é luxo, jamais seria luxo, principalmente nesta cidade, onde é caso até de saúde. Por exemplo, se for na cidade de Palmas, que é uma cidade super quente, lá tem ar-condicionado. Aqui na cidade de Timon, tem ônibus com ar-condicionado. Porque não em Teresina que é a cidade mais quente do país, juntamente com a cidade de Picos?. Então é lamentável”, disse o deputado.

Novo projeto

Logo após a reprovação do projeto de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS), os vereadores que votaram contra o projeto, se uniram a outros vereadores e decidiram fazer outro projeto de climatização dos ônibus. No projeto da vereadora Cida Santiago, estava previsto que até os ônibus antigos fossem adaptados para receberem climatização. Já no novo projeto, somente os novos ônibus devem vir com o sistema de climatização.

Evaldo Gomes criticou essa situação que está acontecendo na Câmara. “Agora os mesmos vereadores que votaram contra estão querendo apresentar um projeto idêntico. Depois da reação da população, eles agora passaram a querer apresentar um novo projeto. Por que não o projeto apresentado pela vereadora Cida?. Queria inclusive louvar a vereadora Cida, que teve a coragem de colocar a mão na ferida, de defender a população e infelizmente a bancada do prefeito, a mando do prefeito, tomou uma medida contra a população”, criticou.

Outro lado

Segundo a Assessoria da Prefeitura de Teresina, os vereadores possuem autonomia para decidirem o seu voto em relação aos projetos da Câmara Municipal e que eles são livres na hora de votar.
Imagem: Lucas Dias/GP1Firmino Filho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Firmino Filho
A assessoria afirmou ainda que quando o edital de licitação dos ônibus de Teresina passou pela Câmara Municipal, os vereadores já poderiam ter feito alterações e colocado a climatização dos ônibus. Explicou ainda que já estava previsto no edital de licitação a climatização dos ônibus para as linhas troncais e que isso será implantado de forma gradativa.

Segundo a assessoria, se o projeto da vereadora Cida Santiago tivesse sido aprovado, provavelmente iria ter um aumento no valor da passagem já que os ônibus antigos teriam que ser adaptados com ar-condicionado, mas que com a nova proposta isso será feito de forma gradual, apenas com os novos ônibus, sem maiores custos aos usuários.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.