Fechar
GP1

Política

Justiça divulga interceptação telefônica entre Lula e Wellington

O GP1 teve acesso ao telefonema em que Wellington Dias faz um apelo a Lula para que ele retorne ao Governo Federal e ajude os estados em crise.

O GP1 teve acesso ao áudio de uma interceptação telefônica divulgada pela Justiça Federal entre o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador do Piauí, Wellington Dias, em que o gestor estadual faz um apelo para que Lula aceite o Ministério da Casa Civil como forma de tentar apresentar novos resultados na condução do país, através de mudanças na economia.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias e Lula(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias e Lula
O telefonema partiu do governador Wellington Dias, que esteve em Brasília no início da semana, antes da decisão do ex-presidente em aceitar ocupar o cargo, neste quarta-feira (16).

Ouça o áudio!




Confira a transcrição da conversa na íntegra!


Lula: Alô!
WD: Meu querido.
Lula: Fala querido, tudo bem?
WD: Primeiro meu abraço aí, firme e forte. Deixa eu lhe dizer! É... O que eu vou lhe dizer outras pessoas devem estar lhe dizendo. Lembra daquela nossa conversa no aeroporto de Brasília, eu e o Jorge Viana? O Brasil precisa neste instante de você aqui (Brasília). Mas eu sei que é uma operação que não é fácil pra você. Há pelo que eu sei disposição dela e acho que vale a pena, viu presidente?
Lula: Deixa eu te falar... Eu vou ter uma conversa com ela (Dilma), por que não é fácil. Não é uma tarefa fácil. Eu jamais irei para o governo pra me proteger.
WD: Não, mas não é pra isso. Isso que você tá fazendo é uma coisa excepcional, é fantástico o que você tá fazendo, acho que dá resultado. Se caminhar nas duas direções, o que você tava fazendo, junto àquelas medidas que a gente tá tratando da economia, eu tô aqui (Brasília) pra falar com ela sobre isso. Tem oito partidos, 21 governadores que dão sustentação às mudanças que ela precisa fazer pra valer na economia. Não tem jeito! Ela tem que ampliar um pouco o endividamento para poder ter dinheiro e poder fazer esse país [...]
Lula: Eu acho, eu acho, eu acho. A coisa mais simples que ela tem que fazer...
WD: Não depende de Congresso, não depende de nada isso aqui...
Lula: É Liberar financiamento para os governadores, para os prefeitos e fazer o BNDES liberar logo dinheiro para as obras do tal do “piro” do PAC, da “P... que pariu”...
WD: Presidente, ela tem que ampliar a meta do superávit pelo menos dois pontos na conta de alguns. Nós temos um dos menores endividamentos do mundo, apesar de ele ter crescido artificialmente neste período. Vamos passar de 61 para 63, sei lá, uma merreca, um endividamento muito baixo [...]
Lula: Você tá em Brasília?
WD: Tô em Brasília, tô em Brasília, tá certo? Mas olha, pense nisso, pense que é importante presidente, é importante, tá bem?
Lula: Tá bom, tá bom.
WD: Um abração aí ó!
Lula: Outro, tchau!
WD: Tchau!
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.