Fechar
GP1

Política

Arthur Lira tenta acordo com oposição para Mesa Diretora

A eleição que definirá ocupantes de cargos, que estava marcada para esta terça-feira, foi adiada para quarta-feira, 2, às 10h.

Depois de anular o registro do bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) na Câmara como primeiro ato de sua gestão, o novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tenta firmar um acordo com o grupo adversário para definir os cargos na Mesa Diretora e evitar que a discussão chegue à Justiça. A eleição que definirá ocupantes de cargos, que estava marcada para esta terça-feira, foi adiada para quarta-feira, 2, às 10h.

Minutos após assumir a cadeira e fazer um discurso de conciliação, Lira esvaizou poder do grupo de seu adversário ao não considerar a formação do bloco de dez partidos que apoiou Baleia. O PT registrou o partido no bloco de Baleia depois do fim do prazo regimental, alegando problemas no sistema interno da Câmara. Aliados no novo presidente afirmam que o MDB, que também integra o bloco de Baleia, teria cometido um segundo erro no sistema para formalizar o bloco.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputado Arthur Lira
Deputado Arthur Lira

Maia aceitou as justificativas, o que provocou um embate com Lira. Assim que foi eleito, Lira cancelou a decisão e convocou nova eleição da Mesa Diretora nesta terça, 2. Em reação à atitude de Lira, os partidos do bloco de Baleia, como PSDB, Cidadania, além dos da oposição, cogitam entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o ato do novo presidente.

Caso essa proposta seja aceita, os partidos do bloco de Lira teriam quatro lugares na Mesa Diretora e, entre os aliados de Baleia, PT e PSDB teriam uma vaga cada. Nas suplências, seriam três vagas pra a situação e uma para oposição. A Mesa é composta por duas vice presidências, quatro secretarias e quatro suplências. A ordem em que os partidos ocupariam os cargos ainda é está sendo debatida.

De acordo com a deputada Soraya Santos (PL-RJ), a conversa com o bloco adversário está caminhado bem. Os líderes de toda a Câmara vão se reunir nesta tarde para decidir a questão. Caso o bloco de Baleia não aceite a proposta, os partidos devem ficar avulsos e, assim, perder uma das vagas titulares da Mesa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.