Fechar
GP1

Política

Ex-presidente Michel Temer defende semipresidencialismo no Brasil

O sistema teria a vantagem de ter um maior equilíbrio entre os poderes executivo e legislativo.

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) afirmou nesta quarta-feira (1) que é a favor da mudança do sistema de governo brasileiro para o semipresidencialismo, quando o presidente divide o poder executivo com um primeiro-ministro.

Temer, que era deputado federal durante a Assembleia Nacional Constituinte, resultou na criação da Constituição Brasileira, disse que na época era favorável ao presidencialismo, mas hoje, após as crises institucionais, reconhece o semipresidencialismo como melhor opção.

A post shared by Michel Temer (@micheltemer)

“Na Constituinte de 1988, votei pelo presidencialismo. Mas, em pouco mais de 30 anos, já passamos por diversas crises institucionais que me fizeram rever essa posição. Hoje, acredito que o semipresidencialismo é o melhor para o Brasil porque seria uma solução para o excesso de partidos e traria mais estabilidade para o governo, entre outros tantos benefícios para nossa democracia”, afirmou Michel Temer.

Semipresidencialismo

Assim como no presidencialismo, no semipresidencialismo o presidente da República é eleito por meio de votação popular e tem como atribuições o dever de cuidar da política externa, chefiar as forças armadas, nomear funcionários do alto escalão, vetar e propor leis.

Embora seja o presidente que nomeie o primeiro-ministro, o gestor é indicado pela maioria do Congresso, que pode ser aliada ou oposição ao presidente. O primeiro-ministro é subordinado ao Congresso e tem como atribuições escolher e coordenar a atuação dos ministros, implantar políticas de desenvolvimento econômico e social e outros.

Conforme alguns estudiosos, o sistema semipresidencialista teria a vantagem de ter um maior equilíbrio entre os poderes executivo e legislativo, tendo em vista que haveria a desconcentração do poder e compartilhamento das decisões políticas dos dois poderes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.