Fechar
GP1

Política

Fórum dos Governadores vai discutir mudança no ICMS, diz Wellington Dias

Segundo Wellington, os governadores são favoráveis à proposta de solução para o preço dos combustíveis.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou, na noite deste sábado (12), que o Fórum Nacional dos Governadores vai se reunir nesta segunda-feira (14) para discutir o projeto aprovado no Congresso que prevê alteração na cobrança do ICMS – principal fonte de arrecadação dos Estados – sob justificativa de conter a alta no preço dos combustíveis.

Wellington afirmou que os governadores não são contrários a uma solução para reverter o aumento no valor dos combustíveis, e ressaltou que a Petrobras precisa investir em refinarias, para não ficar mais na dependência da importação e, portanto, do preço internacional.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias e Rafael Fonteles
Wellington Dias e Rafael Fonteles

“Teremos uma agenda técnica na próxima segunda-feira. Nós somos favoráveis à proposta de uma solução para o preço dos combustíveis. O que se chama hoje de auxílio-combustível, fundo de estabilização do preço dos combustíveis, sempre foi a nossa proposta, mas achamos que tem que ir além. Há a necessidade de o Brasil criar uma política de incentivo, de estímulo, e de investimento direto para o refino do petróleo dentro do Brasil. O Brasil produz mais petróleo do que a gente consome, é preciso retomar essa política de refinar para produzir, gás, gasolina, óleo diesel, tirando a dependência do Brasil de importação, do preço internacional”, declarou.

Ainda segundo o chefe do executivo estadual, já está provado que o ICMS não é o responsável pala alta nos combustíveis. “Está provado que o problema não era o ICMS. Nós congelamos o ICMS desde o mês de novembro do ano passado e seguiu subindo, só agora, de janeiro para março, foram 33% de aumento, é isso que queremos contribuir para barrar”, frisou.

Por fim, Wellington enfatizou que os governadores estão dispostos a contribuir com o Congresso, mas ponderou que não se pode criar “um novo problema” em relação ao ICMS. “Estamos dispostos e até pactuamos com o Congresso. O que nós queremos é dar solução ao problema dos preços dos combustíveis, mas não criar, porque não precisamos de um novo problema em relação ao ICMS”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.