Fechar
GP1

Política

"O PT quer fazer o AI 5 da esquerda", afirma Ciro Nogueira

Proposta do governo prevê 40 anos de prisão para quem atentar contra o presidente e ministros do STF.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) fez uma dura crítica ao Projeto de Lei apresentado pelo Governo Federal para combater crimes contra a democracia, que prevê uma pena de até 40 anos de prisão para que atentar contra a vida de autoridades dos três Poderes, incluindo o presidente da República e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em texto publicado nas redes sociais na manhã deste sábado (22), o senador piauiense disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer instituir um "AI 5 da esquerda", em menção ao Ato Institucional Nº 5, um dos decretos mais rígidos de censura instituído no Brasil no período da ditadura militar.

O ex-ministro da Casa Civil lembrou que o Partido dos Trabalhadores, quando não estava no poder, sempre protestou contra o governo. Ele também questionou se o Projeto de Lei também prevê punição aos que chamaram o ex-presidente Jair Bolsonaro de miliciano e genocida.

Foto: Lucas Dias/GP1Senador Ciro Nogueira
Senador Ciro Nogueira

"A oposição fazer manifestação contra o governo, como sempre fez o PT a vida inteira, agora será crime? Pedir o afastamento do presidente será ato contra a democracia? Falar que o chefe de Estado é ‘miliciano e genocida’ vai dar 40 anos de cadeia? O PT quer fazer o AI 5 da esquerda para censurar a democracia", afirmou senador.

Ciro Nogueira citou os países que vivem sob ditadura, cujos líderes mantém boa relação com o presidente petista. "Lula, mande cópia pelo Itamaraty para a Venezuela, Cuba e Nicarágua e, aí, começa a conversa séria. Senão, fica só parecendo que seu governo quer o contrário: coibir a democracia aqui em nome da defesa do que, para seus companheiros, você não tem coragem de defender", enfatizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.