Fechar
GP1

Saúde

Ceir Móvel entrega produtos ortopédicos na região de Água Branca

a entrega de mais de 550 peças ortopédicas para a população das cidades de Água Branca, Hugo Napoleão Lagoinha do Piauí, Olho D"água e Agricolândia

O caminhão do Ceir Móvel encerrou na terça-feira a entrega de mais de 550 peças ortopédicas para a população das cidades de Água Branca, Hugo Napoleão Lagoinha do Piauí, Olho D’água e Agricolândia.

Imagem: AscomCaminhão do CEIR(Imagem:Ascom)Caminhão do CEIR

Muitas histórias das pessoas que esperavam receber os equipamentos ortopédicos no ginásio de esportes João Tataíra, em Água Branca, começavam com uma frase em comum: ‘É o primeiro aparelho que eu vou usar’.

Para a jovem Loudina Siqueira, 13 anos, o recebimento do colete ortopédico é motivo de muita alegria. O pai de Loudina é lavrador e sem o sistema de credenciamento pelo SUS oferecido pelo Ceir Móvel, o acesso ao tratamento da jovem ficaria comprometido.
Já dona Maria das Dores, 43 anos, tem diabetes e pela primeira vez usará um calçado adequado. É o caso também do senhor Lorival Rufino, 75 anos, que descobriu com o Ceir Móvel que existiam sapatos adequados para pessoas com diabetes.

Imagem: AscomEntregas(Imagem:Ascom)Entregas

Os calçados para diabéticos são moldados para evitar pontos de possível atrito com a pele, que podem resultar úlceras e outras formações perigosas para diabéticos.
“Fiquei muito admirado com o projeto. Nós estamos vendo que funciona e é isso que sempre tem que acontecer”, disse Lorival.

O ginásio de esportes João Tataíra, onde aconteceu à entrega dos equipamentos, em Água Branca, ficou ocupado por dezenas de órteses, próteses, calçados para pés diabéticos, cadeira de rodas, botas, coletes, andadores, dentre outros meios auxiliares de locomoção.

Imagem: AscomJovem beneficiada(Imagem:Ascom)Jovem beneficiada

“A Secretaria de Saúde do Piauí reconhecendo e validando a grandiosidade do trabalho do Ceir se coloca como parceira para fomentar projetos com o foco de atenção à saúde das pessoas com deficiência do nosso estado. O Ceir é uma entidade com credibilidade para a toda a rede do Sistema Único de Saúde”, disse a superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

O prefeito de Água Branca, João Luís, que é conhecido como Zito, afirmou ser um dia especial para a cidade. “Assegurar o direito das pessoas com deficiência e fazer com que tenham acesso a equipamentos como próteses, orteses, cadeiras de rodas e outros, é certamente de grande importância para toda a população de Água Branca. Estamos cumprindo uma missão que é fruto do esforço de muitos”, disse.

Imagem: AscomEntrega(Imagem:Ascom)Entrega

O superintendente multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, ressaltou que sucesso do projeto se deve pelo trabalho integrado dos gestores, dos agentes comunitários de saúde e de todo o suporte disponibilizado pelo município para atender o maior número de pessoas possíveis.

O sorriso presente no rosto de Elane Gomes, mãe do pequeno Tony Jefferson que recebeu a primeira cadeira de rodas da entrega, constata a importância do projeto na vida de centenas de pessoas que terão acesso aos serviços da Oficina Ortopédica do Ceir através do Ceir Móvel.

“O Tony tem Paralisia Cerebral e pensei que teríamos que nos esforçar muito para conseguir a cadeira de rodas dele. Estou muito feliz com a chegada do Ceir Móvel, é um projeto realmente muito bom” declarou Elane Gomes, mãe de Tony.


Mais municípios

O Ceir Móvel é um projeto do Centro Integrado de Reabilitação que descentraliza os serviços da Oficina Ortopédica e faz com que mais pessoas tenham acesso aos equipamentos ortopédicos fabricados no local.

Composto por um microônibus e um caminhão, o projeto também já realizou a primeira visita nas regiões de Piracuruca e de Paulistana, somando mais de 2 mil atendimentos. Os equipamentos para essas regiões estão em processo de produção ou aguardando autorização do SUS.

Também estão sendo programadas visitas às regiões de Altos, Amarante, Batalha, Barras, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Cocal, Curimatá, Demerval Lobão, Esperantina, Elesbão Veloso, Fronteiras, Gilbués, Guadalupe, Itaueira, Jaicós, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Pedro II, Parnaíba, Picos, Regeneração, São Miguel do Tapuio, São João do Piauí, São Julião, São Gonçalo, São Pedro do Piauí, Simplício Mendes, Oeiras, Uruçuí, União e Valença.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.