Fechar
GP1

Saúde

Secretaria de Saúde do Piauí realiza testes de glicemia no centro da capital

Foram feitos 1.300 testes de glicemia para verificação rápida de diabetes. Em caso de resultados positivos, a pessoa recebe o aconselhamento e é encaminhada aos postos de saúde.

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, na manhã desta quinta-feira (14), uma atividade na Praça da Bandeira, Centro de Teresina, onde foram feitos 1.300 testes de glicemia para verificação rápida de diabetes.

Imagem: oto:Márcio Sales/SesapiAção Dia Mundial do Diabetes(Imagem:oto:Márcio Sales/Sesapi)Ação Dia Mundial do Diabetes

Imagem: Márcio Sales/SesapiAção Dia Mundial do Diabetes(Imagem:oto:Márcio Sales/Sesapi)Ação Dia Mundial do Diabetes


De acordo com a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Gisela Brito, em caso de resultados positivos, a pessoa recebe o aconselhamento e é encaminhada aos postos de saúde para início do tratamento. “Fazemos o teste rápido tanto para glicemia quanto para o nível de nicotina no organismo, para os fumantes. Em caso de positivo, passamos as recomendações e encaminhamos para tratamento”, disse.

A dona de casa Ira Oliveira disse que ficou sabendo da atividade pela televisão e logo se encaminhou à praça. “Eu tenho muito medo de me tornar diabética, então, todos os anos realizo o teste. Esse ano fiquei sabendo enquanto tomava café e corri para a praça para poder verificar minhas taxas”, contou Ira Oliveira, de 65 anos de idade.

Além da Sesapi, a Associação de Diabéticos do Piauí (Adip), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Uninovafapi, a Escola São Camilo e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia também participaram da ação, que ofereceu, também, aferição de pressão arterial, verificação de nicotina no organismo, exame do pé diabético e avaliação antropométrica, que avalia o peso, altura e circunferência do abdômen, para, em caso de peso irregular, ser encaminhado ao nutricionista e receber as recomendações para uma alimentação saudável e regular.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.