Fechar
GP1

Saúde

Obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde do Bela Vista se arrastam há 10 meses

Segundo a Fundação Municipal de Saúde as obras tiveram um atraso devido a demora do repasse do recurso do Ministério da Saúde para a empresa responsável pelo serviço.

O GP1 recebeu reclamações de usuários da Unidade Básica de Saúde do Conjunto Bela Vista II sobre o atraso nas obras de reforma e ampliação da UBS, que foram iniciadas ainda em agosto de 2014.
Imagem: Lucas Dias/GP1Prazo de execução de 90 dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Prazo de execução de 90 dias
A reportagem foi até o local e constatou o atraso. De acordo com a coordenadora da UBS, Adriana Pessoa, a unidade que atualmente atende a população com consultas, vacinas e coleta de exames, passou a realizar os atendimentos de forma limitada em função da ampliação, de modo que os usuários não tivessem os serviços suspensos com o andamento das obras.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Bela Vista (Imagem:Lucas Dias/GP1)UBS Bela Vista 
No entanto, o prazo de entrega de 90 dias expirou e após 10 meses do início das obras a população ainda não pode contar com a nova farmácia e sete novos consultórios, que devem proporcionar mais conforto aos usuários.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Bela Vista (Imagem:Lucas Dias/GP1)Nova estrutura da farmácia
“Está uma situação desconfortável, mas a gente pede desculpa, pois é por uma situação melhor. Os banheiros vão ter acessibilidade para os portadores de necessidades especiais, que antes não havia devido à estrutura ser de 30 anos atrás”, explicou a coordenadora a unidade, que atribuiu o atraso na entrega da obra por problemas de nível do terreno.
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Bela Vista (Imagem:Lucas Dias/GP1)UBS 
Imagem: Lucas Dias/GP1UBS Bela Vista (Imagem:Lucas Dias/GP1)Nova área de espera para atendimentos
Porém, o GP1 apurou que a empresa responsável pela execução dos serviços, somente recebeu parte dos repasses da obra orçada em R$ 268.172,86 (Duzentos e sessenta e oito mil, 172 reais e oitenta e seis centavos) no início do mês de julho de 2015 e agora deverá entregar a ampliação da UBS em outubro deste ano.

Outro lado

A Fundação Municipal de Saúde enviou uma nota em que esclarece que os recursos para a ampliação são oriundos do Ministério da Saúde, que liberou os repasses em atraso. No entanto, as parcelas já foram atualizadas e pagas à empresa responsável pela obra.

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que:

A obra de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro bela Vista teve um atraso, mas não foi paralisada, devido a demora do repasse do recurso do Ministério da Saúde para a empresa responsável pelo serviço. A obra é federal e é executada com recursos do Ministério da Saúde, que libera o envio dos recursos em três parcelas. O envio das terceira parcela foi liberado e a Prefeitura de Teresina está entrando com uma contrapartida para a conclusão da obra.

Outra questão que colaborou para o atraso na obra foi o fato do atendimento na referida Unidade ter continuado mesmo com a obra em curso a pedido da própria comunidade. Dessa forma, foram iniciados primeiramente os serviços da parte de ampliação, que já foi concluído, e agora estão finalizando a parte da reforma da parte antiga da UBS.

A Prefeitura de Teresina já acertou os pagamentos com a Construtora e a conclusão da obra está prevista para o final do mês de agosto. Foi investido cerca de R$269 mil na reforma e ampliação da UBS.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.