Fechar
GP1

Saúde

Transmissão de covid-19 por pacientes sem sintomas parece ser rara, diz OMS

"Temos relatos de países que estão fazendo rastreios de contatos muito detalhados, estão seguindo casos assintomáticos, e não estão encontrando transmissões secundárias", disse Maria Van Kerk

Maria Van Kerkhove, líder técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou nesta segunda-feira (8), que a transmissão da covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser "rara".

"Temos alguns relatos de países que estão fazendo rastreios de contatos muito detalhados, estão seguindo casos assintomáticos, seguindo contatos e não estão encontrando transmissões secundárias. É muito raro", afirmou.

Segundo a líder técnica, os casos assintomáticos, ou seja, aqueles que não possuem sintomas da covid-19, têm sido identificados ao se fazer o rastreio de contatos de pacientes que apresentam os sinais da doença. Van Kerkhove pontuou que em alguns casos, quando uma segunda análise é feita, descobre-se que os pacientes tiveram, na verdade, leves sintomas da infecção.

"Dito isso, nós sabemos que pode haver pessoas que são verdadeiramente assintomáticas e testam positivo no PCR", declarou.

"Estamos constantemente olhando para esses dados e tentando obter mais informações para de fato responder a essa pergunta, [mas] ainda parece ser raro que um indivíduo assintomático transmita a doença", completou Maria Van Kerkhove.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.