Fechar
GP1

Saúde

Confira os 7 alimentos que mais causam enxaqueca

A enxaqueca surge em diversos fatores e alguns alimentos facilitam o seu aparecimento com frequência.

As crises de enxaquecas podem ser desenvolvidas por vários fatores, como estresse, dormir por poucas horas, ficar sem se alimentar por muito tempo, beber pouca água no decorrer do dia, além de não praticar atividades físicas.

Todavia, alguns alimentos, em especial os que tem adição de açúcar ou conservantes, assim como as bebidas alcoólicas contribuem para o aparecimento da enxaqueca com frequência. Dessa forma, separamos alguns alimentos que podem estar provocando essas dores de cabeças indesejadas, além de outros fatores, que ajudem a prevenir futuras crises de enxaqueca.

Confira os principais alimentos que provocam a enxaqueca:

1. Bebidas com cafeína

O café, o chá verde, o chá preto ou mate, bebidas energéticas e refrigerantes possuem cafeína, que pode gerar crises de enxaqueca em algumas pessoas. Já em outras pessoas, a ingestão de café em quantidades razoáveis pode diminuir as crises de enxaqueca, já que a cafeína possuí propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Algumas pessoas que passaram a não consumir bebidas com cafeína, observaram que as dores de cabeça aliviaram. Já outras pessoas, quando deixaram de consumir as bebidas com cafeína sentiram suas crises de enxaquecas piorarem. Isso se dá, pelo fato dessas pessoas consumirem frequentemente a cafeína e interromperem de repente o uso da bebida, gerando uma abstinência do composto no organismo, causando dores de cabeça.

Assim, torna-se importante que o indivíduo identifique se o consumo de até 400mg de cafeína (600 ml de café) é bem tolerado pelo seu organismo ou se devem excluir definitivamente a sua ingestão da dieta.

2. Glutamato monossódico

Concentrações que superam 2,5 g de glutamato monossódico nos alimentos estão relacionadas ao aparecimento das crises de enxaquecas e dores de cabeça. Porém, alguns estudos comprovam que não há conexão quando consumido em pequenas quantidades.

O glutamato monossódico é um aditivo aplicado na indústria alimentícia para destacar o sabor dos alimentos como molhos prontos, enlatados e salgadinhos de pacote. Esse adicional pode ter vários nomes, como ácido glutâmico, glutamato monopotássico ou glutamato monossódico. Dessa forma, é de extrema relevância ler o rótulo que fica atrás da embalagem dos produtos, pois indica o valor nutricional daquele produto e especifica se o alimento possuí ou não esse aditivo.

3. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas também podem provocar o surgimento de crises de enxaqueca, dentre elas estão: o vinho tinto, vinho branco, champagne e cerveja, o que parece ocorrer devido às suas propriedades vasoativas e neuroinflamatórias.

A dor de cabeça ocasionada pelo consumo de bebidas geralmente aparece de 30 minutos a 3 horas após o consumo e pequenas quantidades de bebidas alcoólicas podem ser o bastante para acarretar a dor de cabeça.

4. Chocolate

O chocolate tem a fama de ser um dos principais alimentos que propiciam o surgimento da enxaqueca. Existem algumas teorias que tentam desvendar o motivo pelo qual o chocolate causa a dor de cabeça e uma delas é que de ele amplifica os níveis de serotonina no sangue, um neurotransmissor que está ligado com as crises de enxaqueca.

Mesmo assim, os estudos ainda não puderam confirmar que o chocolate é de fato um motivo estimulante da enxaqueca.

5. Carnes processadas

Algumas carnes processadas, como o presunto, bacon, salame, calabresa, salsicha, linguiça, peito de peru ou de frango, podem ocasionar a enxaqueca.

Esses alimentos contêm nitritos e nitratos, que são substancias utilizadas para preservar o alimento por mais tempo, e que estão relacionados com a dor de cabeça, já que tem o poder de aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, estimulando as crises de enxaqueca até 2 horas após ingerir esses produtos.

6. Laticínios

Alimentos derivados do leite (Laticínios), como queijo, leite e iogurte, contém tiramina, um composto originário do aminoácido tirosina, que pode beneficiar o começo da enxaqueca. Este composto é existente em grandes quantidades especialmente em queijos amarelos, como azul, brie, cheddar, feta, gorgonzola, parmesão e suíço.

7. Alimentos com glúten

Produtos alimentícios que contêm glúten na fórmula, como trigo, centeio, cevada ou malte, e as preparações feitas com estes ingredientes, como pães, massas ou pizzas, podem resultar em enxaquecas, a cerca de pessoas que possuem síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten ou doença celíaca, que é a alegria à proteína.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.